Início » Município retira carcaças da EN1

Município retira carcaças da EN1

Por admin

Camiões e plataformas que se encontram mal estacionadas na avenida de Moçambique, concretamente no troço compreendido entre o Terminal Interprovincial da Junta e o  bairro de Zimpeto, na cidade de Maputo, vão ser removidos ao longo do dia de hoje.

Conforme apuramos, estarão envolvidas no processo de remoção equipas da Polícia Municipal de Maputo, técnicos da Direcção Municipal dos Transportes e Trânsito e a empresa contratada para o efeito pelo Conselho Municipal.

Trata-se de uma operação que teve o seu arranque no passado domingo e resultou na remoção de seis camiões e plataformas, junto das instalações do Hospital Psiquiátrico de Infulene, no bairro de Zimpeto.

Segundo o director municipal de Transportes e Trânsito do Conselho Municipal, Carlos Diante, a escolha do domingo para a materialização da operação deve-se ao facto de ser um dia de pouco tráfego.  

Refira-se que os proprietários das viaturas removidas já deviam ter procedido à retirada dos camiões há mais de um mês, uma vez terem recebido a respectiva contra-fé (aviso de multa).

Na Avenida de Moçambique, tem sido sistemático os camionistas estacionarem de forma desordenada, chegando a reduzir o espaço das faixas de rodagem, além de danificar os lancis das valas de drenagem.

Junto do Hospital Psiquiátrico de Infulene, ao que apuramos, existia uma plataforma que se encontrava mal estacionada e que esteve na origem de alguns acidentes de viação.

De recordar que, no princípio deste ano, o Conselho Municipal de Maputo deu início a um processo de retirada de viaturas mal estacionadas e abandonadas nas vias públicas, tendo, até ao momento, sido removidas cerca de 300 unidades para o parque da Polícia Municipal.

Das 300 viaturas removidas da via pública, 70 já foram reclamadas pelos seus proprietários e um conjunto de 40 automóveis vão dentro de poucos dias ser leiloados, uma vez que os respectivos donos não apresentaram reclamação no prazo de 90 dias estipulados para tal efeito.

Refira-se que a multa para uma viatura removida está fixada em 1750,00 meticais, cabendo ainda ao respectivo proprietário o pagamento de uma taxa diária de parqueamento que varia de 500 a 1500,00 meticais. Por seu turno, a taxa de remoção vária de 1200 a 2500,00 meticais.

Carlos Diante disse que aquele processo tem estado a criar facilidades em termos de mobilidade dos transeuntes nos passeios, além de contribuir para reposição da estética em muitas zonas da cidade.

Conforme explicou, os munícipes, de uma maneira geral, já começaram a perceber que “a operação é bem-vinda” e, em muitos casos, têm contribuído através de denúncias.

“Nas zonas onde retiramos as viaturas, houve melhorias em termos de estética”, afirmou.

Benjamim Wilson
benjamim_wilson@yahoo.com.br

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana