O Conselho Municipal de Maputo está à procura de financiamento com vista à realização de obras de grande intervenção nas principais avenidas da capital moçambicana. Com efeito, serão abrangidas as avenidas 24 de Julho, Vladimir Lenine e Karl Marx, consideradas estratégicas e que não são intervencionadas há pouco mais de dez anos.
O vereador do pelouro de Infra-Estruturas do Conselho Municipal, Victor Fonseca, disse que há sensivelmente dois anos foi lançado um projecto executivo destinado a avaliar as formas de intervenção naquelas principais avenidas.
Pretende-se, segundo Fonseca, que as intervenções compreendam o sistema de drenagem, melhoria das condições de pavimento (capacidade de carga residual) e dos passeios.
O vereador acrescentou que em relação à avenida 24 de Julho já foi concluído o respectivo projecto executivo com vista à realização das obras de reabilitação.
As vias serão intervencionadas separadamente.
“BRT” EM ALGUMAS VIAS
O projecto do Corredor Exclusivo de Transporte, denominado “BRT”, vai mudar a configuração das avenidas abrangidas por aquele mega-empreendimento.
Apesar de estarem a reclamar uma resselagem do pavimento, o vereador de Infra-Estruturas disse que não faz sentido realizar uma intervenção de vulto neste momento quando se prevê que o projecto executivo do “BRT” termine em Julho próximo.
Estão abrangidas as avenidas Eduardo Mondlane, no troço entre a Ronil e a avenida Mártires da Machava, Guerra Popular, Acordos de Lusaka e das FPLM.
Naquelas vias, segundo as especificações técnicas do projecto, serão retirados os separadores centrais, lugar onde ficarão situados os corredores exclusivos, assim como deverão ser diminuídos os passeios.
Refira-se que para a realização dos estudos e grande parte do financiamento do projecto BRT, o Conselho Municipal de Maputo conta com o apoio da Oderbrech, firma de origem brasileira.
JULIUS NYERERE
O projecto de ampliação da avenida Julius Nyerere, entre a Praça dos Combatentes, vulgo “Xikhelene”, e a Praça da Juventude, em Magoanine, vai ser, nos próximos tempos, uma realidade.
Espera-se que com esta ampliação uma série de infra-estruturas que se encontram junto do traçado da via, sobretudo no bairro de Hulene, sejam removidas com vista à viabilização do projecto de acessibilidade ao centro da cidade de Maputo.
A ampliação daquela via, há muito projectada, vai agora ser concretizada, porque está previsto que nela seja colocado um Corredor Exclusivo de Transporte, denominado “BRT”.
Texto de Benjamim Wilson
Foto de Inácio Pereira