Nacional

Município encorajado a abrir valas de drenagem

O alívio de drenagens e valas no Município da Matola, província do Maputo, mereceu moção de saudação do Comité Provincial do Partido Frelimo ao edil Calisto Cossa, com a fundamentação de que a acção defende o interesse público.

No pico da época chuvosa no Município da Matola, e com várias residências inundadas nos bairros da Liberdade e Fomento, o Município da Matola iniciou um programa de limpeza e reabertura de drenagens e valas de drenagem para aliviar o drama das famílias afectadas.

Tratou-se dum processo complexo que, inclusive, enfureceu alguns empresários locais que viram seus negócios comprometidos, na medida que as intervenções ditaram a remoção de alguns obstáculos que impediam a livre circulação das águas pluviais.

No caso do bairro do Fomento, por exemplo, as obras executadas pelo Conselho Municipal da Matola ditaram a destruição dum aqueduto que permitia o acesso a várias unidades industriais erguidas nas proximidades da vala, o que impedia a circulação normal das águas pluviais.

Reconhecendo a complexidade e a importância das intervenções, o Comité Provincial do partido Frelimo na província de Maputo aprovou a realização das obras, sublinhando que “são de interesse público”.

O órgão máximo do partido Frelimo naquela província, reunido na sua VI sessão ordinária, observou que o edil Calisto Cossa e seu elenco estão a desenvolver várias acções em prol do interesse público, devendo, por isso, continuar com o mesmo ritmo, empenho e concentração.

“Saudamos o presidente Calisto Cossa pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em defesa do interesse público, pela coragem e clarividência na resolução dos problemas causadores das inundações, problemas sociais e de saúde pública, entre outros, encorajando-o a continuar a dedicar todas as suas energias na defesa do bem comum em prol da preservação das melhores condições de habitabilidade para os munícipes”,defende o Comité Provincial.

Aquele órgão encorajou ainda o executivo municipal a prosseguir com as acções de impacto na construção de valas de drenagem das águas pluviais e residuais, na recuperação de bacias de amortecimento e de retenção ocupadas por infra-estruturas, na reabertura e limpeza dos canais e cursos naturais de água.

Para além de abertura dos canais naturais das águas, o Município da Matola definiu um programa de recuperação de bacias de retenção e amortecimento das águas pluviais em bairros propensos a inundações, nomeadamente Machava Socimol 15, Nkobe, Tsalala e Bunhiça.

Algumas famílias residentes nesses bairros serão reassentadas em locais seguros, decorrendo o processo de seu recenseamento.

No início daquelas intervenções, o presidente do Município da Matola, Calisto Cossa, disse que o desafio é concluir a construção da drenagem Liberdade – Fomento “porque não podemos continuar assim”.

Referiu que o Conselho Municipal está a mobilizar financiamento para a construção da drenagem, havendo uma equipa de técnicos chineses a apoiar a edilidade.

Cossa exortou a população a não erguer habitações em locais impróprios, “porque não se fecha o caminho natural das águas”, apontou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo