Nacional

Mundo solidário

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu mensagens provenientes de diversas partes do mundo, na sequência do impacto da passagem pelo país do ciclone Idai, que provocou vítimas humanas e destruições massivas.

De acordo com um comunicado de imprensa enviado à nossa Redacção, trata-se de mensagens enviadas pelo Rei Felipe VI e Rainha Letizia, da Espanha; do Rei da Noruega, Harald V, do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, do Presidente da República da Coreia, Moon Jae-In, da Confederação Africana de Futebol (CAF), do director executivo da multinacional petrolífera ENI, Claudio Descalzi, e do Príncipe Aga Khan.

Todos estes expressaram as suas condolências ao Presidente de Moçambique e ao povo moçambicano.

“Queremos expressar o nosso apoio e solidariedade com as famílias dos falecidos, na esperança de que encontrem consolo a tanto sofrimento, juntamente com os nossos melhores desejos para uma pronta e completa recuperação das zonas afectadas”, lê-se na mensagem do Rei Felipe VI e Rainha Letizia da Espanha.

Por seu turno, o Rei da Noruegarefere na sua mensagem que “em meu nome e do povo da Noruega, envio-lhe as minhas sinceras condolências. Peço-lhe que transmita a minha solidariedade aos enlutados e ao povo de Moçambique que de forma indirecta está afectado por esta catástrofe natural”.

Xi Jinping refere que o povo chinês apresenta os sentimentos de pesar às vítimas da catástrofe que assolou a região Centro do país. “A parte chinesa sente-se da mesmamaneira quando o povo moçambicanose defronta com sérias dificuldadescalamitosas e está disposta adisponibilizar apoios ao seu alcanceconforme as necessidades da partemoçambicana. Acredito que com aforte liderança de Vossa Excelênciae seu Governo, o povo moçambicanoirá, de certo, ultrapassar os desastresnaturais e iniciar brevemente a reconstruçãodo país”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo