Início » Mudanças climáticas e “La Niña” motivaram chuvas na África Austral

Mudanças climáticas e “La Niña” motivaram chuvas na África Austral

Por Benjamim Wilson

Um estudo sobre o comportamento climatológico prova que as intensas chuvas que causaram inundações mortais na região da África Austral, de 9 a 26 de Janeiro, foram motivadas pela combinação entre as mudanças climáticas e o fenómeno “La Niña”. Classificando os efeitos como “tempestade perfeita”, a pesquisa mostra que, quanto à intensidade, aumentou 40 por cento quando comparado aos tempos pré-industriais. Precisa, igualmente, que algumas Mudanças climáticas e “La Niña” regiões receberam mais água do que um ano de chuva em apenas alguns dias.

Ao longo daquele período, foram registadas quedas de chuvas superiores a 100 milímetros em 24 horas, tendo o nível dos caudais, na maior parte das bacias hidrográficas, ultrapassado largamente os níveis de alerta. O sistema de baixas pressões atmosféricas começou por se formar na região centro do país, o qual teve uma progressão em direção ao Sul, caracterizado por chuvas intensas nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.

Segundo o estudo desenvolvido por climatologistas, a combinação daqueles dois factores alimentou as chuvas excepcionalmente intensas, causando inundações catastróficas, não só em Moçambique, como na África do Sul, Zimbabwe e Eswatini.

O sistema manteve-se estacionário durante muitos dias, sem se movimentar, o que resultou na queda abundante das águas das chuvas. De referir que os relatórios apontam que, pelo menos, 200 pessoas perderam a vida e centenas de milhares foram afectadas, principalmente nas comunidades que já enfrentam extrema vulnerabilidade a eventos climáticos severos.

DANOS

As fortes chuvas também destruíram áreas agrícolas e forçaram, na África do Sul, o encerramento do Parque Nacional Kruger, deixando a icónica área de conservação da vida selvagem com dezenas de milhões de Dólares em prejuízos, segundo o ministro do Meio Ambiente sul-africano. No caso de Moçambique, a actividade de safari ficou suspensa no Parque Nacional de Maputo, visto que as chuvas tornaram intransitáveis muitas vias internas, além de ter se concentrado uma quantidade muito elevada de água na lagoa Xingúti. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana