Opinião

Sabujos!

A alma não tem segredo que o comportamento não revele– Lao-Tsé

A sabedoria popular ensina que antes de julgar um comportamento temos que olhar para nós mesmos e, acima de tudo, lembrar-mo-nos de queprojectamos muito e percebemos pouco…acredito piamente que sim mas, hoje, vou abrir uma excepcção para dizer – com toda a carga de violência – que aqueles tipos são verdadeiros vândalos, sabujos, bandidos e incivilizados. Miseráveis e, acima de tudo, uns coitados!

São uns sabujos. Alguns merecem um empalamento pela forma descarada com que nos agridem. Não merecem viver numa sociedade que se pretende saudável. Juro que quase me caíram lágrimas quando na manhãda última quinta-feira passei pela Marginal, mais concretamente no espaço que vai do Restaurante Costa do Sol atéali próximo do Mercado de Peixe.

Não hápalavras para descrever o cenário – dantesco – ali esparramado. Aquilo roça as raias da insanidade mental. Sinceramente, sóvisto. Fez-me lembrar o esforço titânico do ambientalista Carlos Serra e de outras tantas pessoas de boa féque tanto se batem para termos uma praia mais aprazível, convidativa, com aroma adocicado e revigorante.

O que vi foi um cenário de um filme pós-apocalíptico. Arrepiante. Garrafas – sobretudo de bebidas alcoólicas, espatifadas aos montes. Estilhaços prontos a dilacerarem os mais inocentes dos pés – que praia rima com pédescalço. Lixo espalhado pelos passeios inaugurados hápoucas luas. Uma vergonha sem tamanho. Mais grave, háali latas para o lixo. Dava para ver que estavam meio vazias. Havia também um daqueles contentores medianos…esse então estava mesmo vazio.

Por Belmiro Adamugy
belmiro.admugy@snoticias.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo