Início » Moradores das FPLM falam do significado do seu bairro

Moradores das FPLM falam do significado do seu bairro

Por Idnórcio Muchanga

O jornal domingo deslocou-se ao bairro das FPLM, que carrega esse nome em referência e homenagem ao dia 25 de Setembro, data que marca o início da Luta Armada de Libertação de Moçambique, ocorrido no ano de 1964.

E porque se avizinha mais um aniversário, conversou com alguns cidadãos residentes daquele bairro, com o objectivo de testar o seu grau do conhecimento sobre a data histórica e, sobretudo, sobre o significado da sigla FPLM, Forças Populares de Libertação de Moçambique. As respostas são de todos os tipos, algumas certas e outras erradas.

 

Dia da independência

‒ Dino Pedro (23 anos), comerciante informal

FPLM significa Forças Populares de Libertação de Moçambique. Sei disso, porque vivo aqui no bairro das FPLM desde criança. Se não me engano, é o dia da independência nacional, em que o país ficou livre do colonialismo.

Não sei exactamente se é isso, às vezes me esqueço, essas coisas atrapalham-me um pouco… mas acho que é isso. Comemora-se no dia 25 de Setembro.

Não sei o que se comemora

‒ Dethe Machava (16 anos), aluna

FPLM significa Forças Populares de Libertação de Moçambique. Sendo natural do bairro, não há como não saber disso, porque diz respeito à história do local onde resido. E nas datas comemorativas os mais velhos sempre falam disso.

Mas não sei o que se comemora nessa data… acho que é no dia… não, não sei mesmo, não tenho ideia. Estou na 12.ª classe e não estudo muito essas matérias ligadas à história, porque optei por fazer ciências, então não domino esse assunto.

É feriado

‒ Rosário Muianga, (17 anos), aluno

FPLM significa Forças Populares de Libertação de Moçambique. Não sei o que se comemora no dia 25 de Setembro… mas não é algo muito difícil, estudamos na disciplina de História, apenas não consigo lembrar. Sei que é feriado, mas já não me lembro bem o que terá acontecido para ser considerado feriado e nem sei porque atribuíram ao nosso bairro esse nome.

Mas lembro que o dia 7 de Setembro, esse que acabámos de passar, esse sim era das Forças Armadas, um feriado, por isso nesses dias não há aulas.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana