DestaqueNacional

Moçambique passa a produtor relevante de gás

– Presidente Nyusi no início do reboque da plataforma flutuante do campo Coral Sul

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem que a entrada em funcionamento, próximo ano, do projecto de liquefação de gás natural – Coral Sul-FLNG, liderado pela Eni, é uma boa notícia, porquanto Moçambique de pequeno produtor passará a ser um actor relevante no mercado mundial deste hidrocarboneto.

O Chefe do Estado falava, ontem, na cerimónia oficial do início do reboque da plataforma flutuante que vai produzir gás natural no campo Coral Sul, em Cabo Delgado.

A plataforma flutuante Coral FNLG é uma unidade integrada de gás que, para além de extraí-lo, deverá também assegurar a sua liquefacção, armazenamento e um sistema de descarregamento. Possui 414 metros de comprimento, 65 metros de largura e 40 de profundidade. Tem ainda um residencial para acomodar cerca de 350 trabalhadores.

Na ocasião, Filipe Nysus assegurou que nos últimos tempos as forças armadas, apoiadas pelo Ruanda e a SADC, têm estado a registar avanços consideráveis no combate aos terroristas em Cabo Delgado, encorajando, desta feita, os investidores dos projectos de gás, sobretudo da Área 1 da Bacia do Rovuma, liderados pela Total, a retomaarem os seus investimentos interrompidos devido à deterioração das condições de segurança.

Filipe Nyusi explicopu que o Governo continua a manter a comunicação com as concessionárias para juntos avaliarem as condições e determinar o momento certo para a retoma das actividades na Área 1, tendo como atenção primária a protecção de vidas humanas nas comunidades e nos investimentos.

“Hoje temos a oportunidade de observar que não obstante as contrariedades da pandemia da Covid-19 e outros desafios, foi possível implementar o projecto dentro do tempo previsto, garantindo que o início da produção do GNL continue agendado para 2022, o que evidencia a nossa determinação e resiliência”.

A cerimónia de início simbólico do reboque do Coral-FLNG contou, igualmente, com a participação do Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, para quem este evento vai, certamente, reforçar a cooperação com o seu país.

Entretanto, o director de Desenvolvimento, Operações e Eficiência Energética da Eni, Stefano Maione, fez saber que até ao momento o projecto Coral-Sul FLNG tem um progresso de 96 por cento, sendo que os trabalhos realizados obedecem ao cronograma traçado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo