DestaqueNacional

Moçambique na reunião dos países da orla do Índico

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, participa no dia 24 de Novembro corrente, na 22ª reunião do Conselho de Ministros da Associação dos Países da Orla do Oceano Índico (IORA), em Dhaka, República Popular do Bangladesh.

Na reunião, que irá decorrer sob o tema aproveitar as oportunidades do Oceano Índico de forma sustentável para o desenvolvimento inclusivo”, os ministros dos Negócios Estrangeiros vão passar em revista os actuais desenvolvimentos socioeconómicos regionais, bem como questões de importância para a IORA.

Irão, igualmente, identificar e avaliar estratégias apropriadas que possam contribuir para a materialização de um desenvolvimento sustentável e equilibrado dos Estados membros da associação.

De acordo com uma nota de imprensa enviada ao domingo, a participação de Moçambique no Conselho de Ministros da IORA constitui uma oportunidade para o país contribuir nos esforços para a promoção da cooperação entre os países banhados pelo Oceano Índico nos vários domínios, com destaque para a recuperação dos efeitos da pandemia da COVID-19, mudanças climáticas e as ameaças de insegurança alimentar.

O encontro, que será presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular do Bangladesh, na qualidade de Presidência Pro tempore da IORA, contará com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros e representantes dos 23 Estados membros da associação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo