Início » Moçambique é modelo de cooperação internacional contra terrorismo – afirma Filipe Nyusi

Moçambique é modelo de cooperação internacional contra terrorismo – afirma Filipe Nyusi

Por admin

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou na manhã de hoje que Moçambique está a tornar-se modelo de cooperação bilateral e multilateral no combate ao terrorismo. O entendimento resulta dos ganhos conseguidos na luta contra este mal na província de Cabo Delgado onde participam as Forças Armadas de Defesa de Moçambique e as suas congéneres do Ruanda e da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral     (SADC).   

O Chefe do Estado destacou que a coordenação com as forças da SADC e do Ruanda é fundamental, contudo. “Apelo para que todos possam contribuir para a pacificação de Moçambique. O terrorismo já provou que é um inimigo que só pode ser vencido se houver união entre os moçambicanos e se todo o mundo se unir pois assim, não terá a possibilidade de penetrar e prosperar. Não podemos permitir que este mal se espalhe por todo o país”.

Nyusi que falava na abertura do XXII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional recomendou à colaboração do sector da defesa com os órgãos de comunicação social sendo que estes devem reportar com isenção observando a confidencialidade.

“Discutam com a comunidade académica para que esta possa continuar a realizar estudos científicos e isentos de manipulações sobre diversos fenómenos e propor soluções. Devem ouvir também a sociedade civil, os religiosos que devem ser os difusores da mensagem da paz”, sublinhou.  

Afirmou igualmente que o Governo, por seu turno, está a levar a cabo programas de reconstrução das infra-estruturas sócio-económicas destruídas pelos terroristas naquela província de Cabo Delgado, trabalho este a ser complementado pelas FADM no terreno.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana