Início » MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DO CICLONE IDAI: Cinco pilares de intervenção imediata

MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DO CICLONE IDAI: Cinco pilares de intervenção imediata

Por Idnórcio Muchanga

Cinco pilares de mitigação do sofrimento humano causado pelo ciclone Idai foram anunciados pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, abarcando áreas sensíveis como assistência alimentar, assistência médica, assistência em bens e abrigo, assistência no abastecimento de água e assistência no saneamento do meio.

O estadista moçambicano destacou que a intervenção nos supracitados pilares exige acção firme e vigorosa do Governo e parceiros no fornecimento de insumos agrícolas às populações, actividade que deve ser praticada a par da provisão de materiais para a reconstrução de residências.

“Para o efeito, é importante que as instituições nacionais e internacionais orientem esforços para optimizar os recursos disponíveis de forma transparente e eficaz de modo que cheguem em tempo útil para aqueles que de facto necessitam”, orientou.

Lembrou que ao longo das duas últimas semanas o seu Governo concentrou esforços, a todos os níveis, para responder, em tempo útil, aos principais constrangimentos na acção de busca e salvamento, assistência, normalização da vida das famílias afectadas.

Destacou o restabelecimento das vias de acesso, com ênfase para a estrada número 6 que permitiu lançar as equipas de assistência às áreas afectadas, mas também inverter a tendência da subida de preços de bens e consumo.

Falou ainda do restabelecimento do sistema de abastecimento de água na cidade da Beira e, paulatinamente, a instalação do sistema de tratamento de água nas vilas e sedes distritais fustigadas pelo ciclone.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana