Início » Missão da EMOCHM expira dia 15

Missão da EMOCHM expira dia 15

Por admin

A missão da Equipa Militar de Observação da Cessação das Hostilidades Militares (EMOCHM) expira oficialmente na sexta-feira da semana corrente, anunciou ontem o chefe da delegação do governo para o diálogo com a Renamo, José Pacheco.

A primeira missão EMOCHM, que teve a duração de 135 dias, expirou em Fevereiro do ano em curso, tendo sido prorrogada por um período adicional de 60 dias depois de várias contradições entre as partes sobre o assunto.
A Renamo, defendia a prorrogação por mais 100 dias, enquanto o governo apenas 60 dias.
Contudo, as partes acabaram concordando em prorrogar por mais 60 dias. Porém, mais uma vez nada aconteceu e, avaliando pelas declarações de Pacheco, os peritos militares internacionais “não mais regressarão ao país” numa missão do género.
Até aqui constatamos que o país não pode continuar a financiar a ociosidade. Mas vamos tomar as decisões assim que terminar a missão. Trouxemos pessoas por 135 dias sentadas nos hotéis, a dormir nos hotéis e uma e outra vez viajar, o que tem custos de alojamento e outras despesas para ir verificar coisas que não têm nada a ver com o acordo da cessação das hostilidades”, disse.
Referiu que os países foram convidados para uma segunda missão, de 60 dias, na espectativa de que a questão do desarmamento da Renamo seria ultrapassada.
Mas, mais uma vez, estamos a financiar um grupo que está ocioso em hotéis, com todos os custos. E perguntamos a Renamo: é isso que queremos continuar a fazer? Continuar a gastar o dinheiro dos impostos dos moçambicanos para pagar a ociosidade a pretexto da implementação dos acordos de paz?”, questionou.
Questionado sobre o assunto, o chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana, disse que “o mais importante para a Renamo é o cumprimento do acordo da cessação das hostilidades. O que nós queremos é que o acordo seja cumprido em nome da paz da estabilidade do povo e todos nós”.
Criada em Outubro de 2014, a EMOCHM integra peritos militares nacionais, dos quais 35 do Governo e igual número da Renamo, e ainda 23 peritos militares estrangeiros, tendo como missão observar e monitorar a integração dos homens residuais daquele antigo movimento rebelde nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
A primeira missão da EMOCHM era composta pela África do Sul, Cabo-Verde, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Quénia, e Zimbabwe. Os representantes dos Estados Unidos nunca chegaram ao país. 
No fim da primeira missão, todos países europeus abandonaram a equipa, tendo ficado apenas os países africanos.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana