Início » MISAU distinguida com chave de ouro 2021

MISAU distinguida com chave de ouro 2021

Por Idnórcio Muchanga

O Ministério da Saúde (MISAU) foi premiado esta quinta-feira pelo MISA Moçambique com “Chave de Ouro 2021”, na qualidade de instituição mais aberta do ano, no que diz respeito à disponibilização e partilha de informação.

A distinção resulta de uma pesquisa do MISA que classificou o MISAU como a instituição pública que melhor cumpriu a Lei do Direito à Informação.

Num comunicado enviado ao domingo refere-se que, durante a cerimónia de entrega do prémio, o presidente do MISA, Fernando Gonçalves, disse que o MISAU a diversos níveis é das instituições do Governo e não só que mais se distingue na provisão de informação para o público.

“E como a lei diz, as instituições têm 21 dias para prestar a informação que é solicitada. Mas também a lei diz que as instituições, de forma proactiva, devem disponibilizar informação. E na era digital isto implica ter plataformas de comunicação de fácil acesso e com informação de utilidade pública”, referiu Gonçalves, acrescentando que “é no período em que fazemos o acompanhamento das plataformas disponíveis de disponibilização de informação que chegamos à conclusão de qual é a instituição mais aberta naquele conjunto de instituições que nós solicitamos a informação”.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, agradeceu ao MISA Moçambique pela distinção referindo que ela não resulta apenas do trabalho dos que estão afectos directamente ao Ministério da Saúde ou que estão no centro do poder e de direcção, mas, e sobretudo, é fruto do trabalho apaixonado, da entrega e dedicação dos auxiliares, dos motoristas, dos enfermeiros, das parteiras, dos médicos, do pessoal administrativo, ou seja, dos profissionais da Saúde em todo o país, a quem dedicou o prémio pelo seu empenho irrepreensível na provisão de mais e melhor saúde aos moçambicanos.

No mesmo contexto, o ministro exortou às áreas de comunicação dos órgãos centrais do Ministério da Saúde, sejam do nível provincial ou de instituições subordinadas e tuteladas, para que continuem a colaborar e de forma célere com os profissionais de comunicação social.

Garantiu também que o MISAU continuará a fazer valer a distinção, pautando por boas acções e boas práticas.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana