A Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, defende o empoderamento da mulher para desenvolver o país. A governante falava em Maputo no acto de abertura do Workshop realizado esta terça-feira sob o lema “Mulheres de Impacto pelo Empoderamento, Dignidade Menstrual e de Saúde Sexual e Reprodutiva”.
O evento, promovido pela AMODEFA, reuniu diversas vozes femininas para debater a liberdade, os direitos e a dignidade das mulheres moçambicanas. A cerimónia destacou-se pela defesa dos direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos fundamentais, e pela urgência de políticas públicas que garantam oportunidades justas e sustentáveis para raparigas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Ministra enalteceu o papel transformador da mulher na sociedade, sublinhando que quando as mulheres têm oportunidades, elas mudam as suas famílias, comunidades e o país. A ministra reforçou que os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos fundamentais. “Nenhuma rapariga deve ser impedida de conhecer o seu corpo, e nenhuma mulher deve ser silenciada quando decide sobre a sua saúde sexual ou procura apoio nos serviços de saúde”, afirmou a Ministra.
141
Artigo anterior