Início » MINERAÇÃO EM MANICA: Suspensão pode durar um mês

MINERAÇÃO EM MANICA: Suspensão pode durar um mês

Por Jorge Rungo

O Executivo da província de Manica ordenou a suspensão imediata da extracção de ouro no distrito de Manica, com efeitos a partir da tarde de ontem, para a regularização das matérias ambientais que permitam que a água não fique poluída.

A medida pode durar um mês e há possibilidade de ser estendida ao vizinho distrito de Sussundenga, “caso continuem a verificar-se atropelos às regras que impõe a extracção sustentável de recursos minerais”.

A decisão foi anunciada na tarde de ontem pelo secretário de Estado de Manica, Lourenço Lindonde, depois de visitas e contactos por si efectuados, e também pela governadora da província, Francisca Tomás, durante a semana finda, junto de operadores formais e informais do ramo mineiro.

Numa comunicação à imprensa, sem direito a perguntas, Lindonde disse que a medida surge em resposta aos graves danos ambientais verificados, incluindo a poluição de cursos de água, destruição de áreas florestais, ameaças à saúde e segurança das comunidades locais, incluindo os consumidores de água proveniente da albufeira de Chicamba.

“O Governo da província de Manica reitera que a exploração dos recursos naturais deve observar, escrupulosamente, a legislação mineira ambiental em vigor, bem como os princípios de sustentabilidade e responsabilidade legal”, disse. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana