45
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, reuniu-se esta semana com os representantes dos trabalhadores mineiros que trabalham na África do Sul.
No encontro, Vitória Diogo comunicou à Comissão dos Mineiros as medidas tomadas pelo Governo moçambicano para responder às preocupações apresentadas por estes quando a Ministra reuniu-se com eles de visita à África do Sul, nos finais de Maio do corrente ano, que tinham, essencialmente, a ver com a flutuação da taxa de câmbio em meticais, quando os mineiros vinham receber o seu dinheiro em Moçambique, situação que consideravam lesiva.
Na reunião, a Ministra explicou que a partir dos finais do corrente mês de Dezembro e princípios do mês de Janeiro próximo, arrancará o processo para que o salário dos mineiros seja também pago em rands em Moçambique, como acontece na África do Sul, eliminando-se assim, o problema da taxa de câmbio, e que, para isso acontecer, os mineiros deverão abrir uma conta num banco de referência no país.
Segundo a Ministra, estes bancos de referência correspondem a instituições que também pagam salário aos funcionários e agentes do Estado, num total de três. “Nós estamos a colocar dinheiro dos funcionários nesses bancos, são bancos bons, e nós vamos dar uma lista a cada mineiro para poder escolher o seu banco, como o faz também o funcionário do Estado. Aquela conta que o mineiro vai abrir é em rands, não é em meticais, porque o dinheiro dele vai entrar em rands. Vai ter livro de cheque e vai ter cartão de débito”, esclareceu a Ministra.
Realçou que o que Governo decidiu, foi autorizar o pagamento dos seus salários em rands também aqui no país e coordenar a abertura de contas bancárias para os mineiros receberem esses valores na moeda sul-africana.
O período referido, finais de Dezembro e princípios de Janeiro, corresponde àquele em que os mineiros fazem a renovação dos seus contratos na agência TEBA, em Ressano Garcia, então, “quando o mineiro está a renovar o contrato, também abre a conta bancaria”, esclareceu Vitória Diogo aos representantes dos mineiros.
Referiu que o Governo está a trabalhar com as instituições bancárias para que abram agências em Ressano Garcia. “Onde estão a renovar os contratos, vai haver balcões de pelo menos três bancos grandes, para abrirem as contas bancárias, para assegurar que aquele salário vá já para a conta bancária”.
Os Representantes dos Trabalhadores Mineiros manifestaram-se satisfeitos com esta medida do Governo e agradeceram os esforços que estão a ser feitos para a resolução dos seus problemas.