Início » MINED avalia milhão e meio de alunos

MINED avalia milhão e meio de alunos

Por admin

Arrancaram, na segunda-feira, em todo país, os exames finais para a formação de professores, sendo que para o ensino geral, nomeadamente 10.ª e 12.ª classes as avaliações estão marcadas para o dia 24 de Novembro, enquanto que para as 5.ª e 7.ª classes os testes iniciam a 1 de Dezembro próximo.

No entanto, o Ministério da Educação (MINED) pretende examinar um total de um milhão, 598 mil e 619 alunos no presente ano lectivo em diferentes níveis de ensino, contra 1.480.045 que prestaram provas no ano passado.

Os exames do 3.° ano de Alfabetização e Educação de Adultos e os do Ensino Técnico-Profissional Básico já estão em curso desde ontem, sob supervisão de quadros nacionais, provinciais e distritais.

Segundo Jafete Mabote, director nacional de Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação, deste universo incluem-se 372 examinandos com deficiência, que farão provas especiais, contra 214 do ano passado.

Os examinandos estarão distribuídos por 21.336 centros, contra os 19 mil do ano transacto. Para o efeito, segundo Jafete Mabote, estão criadas todas as condições logísticas para a realização das provas em todo o país.

Na 2.ª época serão avaliados, também, os alunos externos da 5.ª, 7.ª, 10.ª, 12.ª e os do 1.º, 2.º e 3.º anos do Ensino Técnico-Profissional.

Falando ontem em Maputo, Mabote recomendou aos examinandos a levarem consigo os documentos de identificação necessários e a consultarem com muita antecedência para que saibam em que júris foram colocados.

Idnórcio Muchanga

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana