Nacional

Município de Maputo apresenta programa de governação

O Conselho Municipal de Maputo apresentou, na semana passada, na abertura da II Sessão da Assembleia Municipal, o respectivo Programa Quinquenal de governação municipal para o horizonte 2014/2018.

Ao longo dos trabalhos daquele órgão deliberativo da capital, para além da apresentação do seu programa de governação, a edilidade apresentou o Relatório de Contas e Gerência de 2013.

Com efeito, o programa de governação do executivo contempla, além do reforço da capacitação institucional, o alargamento da base tributário e dos níveis de captação de receitas, a continuação do processo de descentralização dos serviços, apetrechamento de escolas primárias, construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas nos bairros, a criação de uma funerária municipal, assim como do tão ansiado encerramento da lixeira de Hulene.

Porém, será no domínio das infra-estruturas que residirá a face mais visível do referido programa, no qual se contempla a implementação da central de controlo e gestão de tráfego, a reabilitação e modernização dos mercados do Peixe e de Xipamanine, a requalificação dos mercados formais e informais, tais como Museu, Janet e do Povo, bem como a construção da Feira de Artesanato, Cestaria e Mobiliário, no Bairro Costa do Sol.

Ainda no presente quinquénio, o executivo vai prosseguir com a reabilitação e construção das estradas, com destaque a avenidas Amaral Matos, Dom Alexandre dos Santos, Julius Nyerere (fases I e II), da Estrada Nacional Número Um, entre “São Roque” e “Zimpeto”, da Estrada Circular (Avenida do Grande Maputo e a Avenida da Marginal), bem como a conclusão da obra da protecção costeira (Orla Marítima).

Segundo consta no programa de governação, está prevista a construção, reabilitação e manutenção de jardins, parques, praças e pracetas municipais e outros espaços verdes públicos, a continuação da reabilitação e pintura dos imóveis da cidade e a expansão e melhoria de qualidade da rede de energia eléctrica para todos os bairros;

Um dos grandes projectos que constam no programa diz respeito à construção da Ponte para a KaTembe, o qual está a ser desenvolvido em coordenação com o Governo Central e outros parceiros.

O executivo anunciou que pretende efectuar o estabelecimento de novas ligações domiciliárias de abastecimento de água, para mais de 240 mil pessoas, garantido, deste modo, 100 de cobertura.

Do rol de actividades, integram ainda a construção de um novo sistema de drenagem e saneamento nos bairros Polana-Caniço A e B, Albazine, 25 de Junho, Costa do Sol, Chamanculo, Mafalala e Maxaquene.

Entretanto, na passada quinta-feira, o edil de Maputo procedeu ao lançamento da edição deste ano do Programa Estratégico para a Redução da Pobreza Urbana (PERPU). Trata-se de um programa que, ao longo dos três anos da sua implementação, permitiu ao financiamento de 743 projectos, no valor de 60.7 milhões de meticais, através da criação de 2366 postos de trabalho.

NOVOS AUTOCARROS

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) está a desenvolverum trabalho de procurement visando a aquisição de um nova frota de autocarros para o presente ano.

Segundo referiu o presidente do Município de Maputo, David Simango, no decorrer da abertura dos trabalhos da II Sessão da Assembleia Municipal, a aquisição de novos autocarros enquadra-se no plano de actividades traçado para este ano.

Paralelamente ao processo com vista a aquisição daqueles meios circulantes, cujo número não especificou, prevê-se a compra de mais peças sobressalentes com vista à recuperação de parte significativa da frota que se encontra actualmente inoperacional.

No que diz respeito ao tão ambicioso projecto de construção de corredores exclusivos para o transporte público, denominado BRT, Simango disse que decorrem trabalhos preparatórios para a elaboração do projecto executivo e do respectivo estudo de impacto ambiental.

Simango acrescentou que, no tocante ao projecto de metro Maputo-Matola, já se encontra no terreno, desde Fevereiro passado, uma empresa que está a trabalhar na elaboração do estudo de impacto ambiental, e deverá, ainda no corrente mês de Abril, elaborar o respectivo projecto de engenharia.

“Estamos convictos que, apesar de complexos e sérios os problemas de transporte público urbano na nossa cidade, as soluções em curso vão, seguramente, contribuir para a resolução a curto, médio e longo prazo”, explicou.

Benjamim Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo