Início » Metade de alunos ainda por matricular na primeira classe

Metade de alunos ainda por matricular na primeira classe

Por admin

As matrículas para a primeira estão na recta final, faltando por registar metade dos alunos planificados. Em entrevista ao domingo, Eurico Banze, porta-voz do Ministério da Educação, disse a meta do sector é matricular um milhão e trezentas mil crianças.

Volvidos dois meses desde o arranque do processo, milhares de crianças estão ainda por registar nas diferentes províncias do país. Dados fornecidos pelo Ministério da Educação (MINED) indicam, por exemplo, que a província de Maputo inscreveu até ao momento cerca de 20 mil alunos na primeira classe dos 50 mil e 733 previstos.

Já a cidade de Maputo registou mais de 17 mil alunos (dos 23 mil e 800 previstos) cenário idêntico ao da província de Tete que tem disponíveis 119 mil e 732 vagas para o próximo ano lectivo, já registaram cerca de 66 mil alunos.

Quanto à Nampula, dados fornecidos pelo MINED indicam que das 252 mil novas inscrições previstas, a província superou a metade, matriculando cerca de 141 mil alunos.

Avaliando o ritmo do processo, o porta-voz do MINED, Eurico Banze, disse ser necessário aguardar pelas próximas semanas, dado que em algumas zonas do país alguns encarregados de educação têm como primeira preocupação cuidardos campos de cultivo, deixando para o segundo plano a matrícula das crianças.

Entretanto, iniciam no próximo dia 16 de Dezembro, as matrículas dos alunos da 6ª, 8ª e 11ª classe, processo que decorrerá até 10 de Janeiro de 2014.

Esta é a primeira vez que o processo tem um tempo largo comparativamente aos anos anteriores quando acontecia somente no mês de Janeiro. Segundo o porta-voz do MINED esta medida enquadra-se nos novos programadas de trabalhos que aquele sector aprovou.

Em relação ao processo de inscrição de crianças dos distritos Chibabava, Chemba, Marínguè e Gorongosa, província de Sofala, o nosso entrevistado referiu que o Governo está a trabalhar para que não sejam prejudicadas por causa da tensão político-militar.

Abibo Selemane

Você pode também gostar de:

1 comment

how to start a merchant services company 4 de Outubro, 2023 - 5:52

I can’t believe how amazing this article is! The author has done a fantastic job of conveying the information in an captivating and informative manner. I can’t thank her enough for sharing such precious insights that have certainly enriched my awareness in this topic. Hats off to him for producing such a gem!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana