Início » Mensagem do Presidente da República por ocasião do 7 de Abril

Mensagem do Presidente da República por ocasião do 7 de Abril

Por admin

Por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, o Presidente da Republica, Filipe Jacinto Nyusi saúda a toda Mulher Moçambicana, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico e na diáspora.

O 7 de Abril lembra-nos com nostalgia o desaparecimento físico da heroína Josina Machel, nacionalista convicta, compatriota exemplar, combatente destemida e defensora de causas sociais.

A data eterniza coragem e determinação assumidas pela mulher durante a Luta pela Libertação Nacional. Nesse contexto, Josina Machel imortaliza-se como referência incontornável no processo da auto -emancipação da mulher moçambicana, libertando-se dos preconceitos sociais e das barreiras culturais enraizadas na sociedade.

Na actualidade o legado de Josina Machel projecta-se na visão, clareza e perseverança da mulher engajada nos diversos sectores de actividade, contribuindo no desenvolvimento do nosso país.

O 7 de Abril deste ano reveste de importância especial por coincidir com as comemorações do quadragésimo aniversário da nossa independência sob o lema “40 Anos de Independência: unidade nacional, paz e progresso”.
Nesta data lançaremos também a Chama da Unidade que constitui um veículo para o reforço da unidade nacional, preservado a paz e solidariedade entre Moçambicanos.

O dia da Mulher deve constituir um momento de reflexão profunda sobre o papel que cabe a cada um de nós no seu empoderamento para que saiba projectar e defender os seus próprios interesses.

Hoje, quero fazer uma justa e merecida homenagem à toda Mulher Moçambicana, do campo e da cidade. Endereço uma palavra de apreço e empatia à toda mulher, mãe, seja ela trabalhadora do sector formal ou informal, operária ou camponesa e educadora de futuras gerações.
Apelo a todos para que continuemos a trabalhar pela igualdade de direitos e de oportunidades entre o Homem e a Mulher porque não é um favor que se faz à mulher.

Por imperativo nacional devemos edificar uma sociedade concebida e erguida com a participação de todos os segmentos populacionais, em especial a Mulher.

Parabéns Mulher Moçambicana!

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana