Início » MENÇÕES HONROSAS: Ministério da Saúde

MENÇÕES HONROSAS: Ministério da Saúde

Por Idnórcio Muchanga

O mundo continua a ser assolado por uma pandemia que desestabiliza as relações sociais e a sustentabilidade do tecido socioeconómico.

Os dados da Organização Mundial da Saúde e a evolução do novo coronavírus em diferentes países indicam que há necessidade de os governos se prepararem para lidar e conviver com esta doença por muito tempo.

As nossas autoridades da Saúde têm sabido encarar com sapiência este desafio que colheu toda a humanidade de surpresa.

As acções desenvolvidas por esta entidade têm merecido menções honrosas de organismos da sociedade civil e, igualmente, ao mais alto nível da nação.

Recentemente, o Presidente da República, Filipe Nyusi, referiu que “somos um país pobre, no entanto temos conseguido gerir, dentro da nossa pobreza, a pandemia da covid-19”. O sector da Saúde tem-se empenhado na sensibilização da população para que adira às campanhas de vacinação, para além de alocar brigadas em lugares contíguos aos aglomerados populacionais.

O MISAU, através do Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Comunidade de Saúde da África Oriental, Central e Austral, lançou recentemente uma plataforma para a verificação digital de resultados de testes PCR para viagem denominada “Trusted Travel”.

Trata-se de uma plataforma que visa garantir a vigilância e a segurança de testagem contra a Covid-19 no continente africano, facilitando deste modo as trocas comerciais entre os países.

Desta forma, Moçambique passou a fazer parte dos 14 países africanos que aderiram a esta inovação, que para além da certificação dos testes permite verificar o histórico de vacinação.

Nota positiva vai, igualmente, para o lançamento da campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero. Mais de 200 mil crianças foram vacinadas contra esta doença nos últimos dias, em todo o país, perfazendo mais de 40 por cento do total de 495.905 previstas para este ano.

Esta é mais uma prova de que o MISAU se tem empenhado na prevenção e redução da incidência de diferentes doenças, com destaque para o cancro do colo do útero nas mulheres, cujos índices de ocorrência chegam a 5600 casos anuais, o que correspondem a 31 por cento de todos os tipos de cancro.

Pelo desempenho deste sector, o semanário domingo deixa a sua nota de agradecimento e reconhecimento. “Khanimambo”, família Saúde!

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana