Nacional

MECANHELAS: POPULOSO E RICO EM AGRICULTURA

Com pouco mais de 232 mil e 615 habitantes, Mecanhelas é o distrito mais populoso da província de Niassa, sendo que a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) é significativa. A sua

 população, na sua maioria, professa a religião católica a apostólica romana (cristã). Aliás, é em Mecanhelas onde saiu grande número de padres e irmãs de caridade, mobilizados pela histórica igreja de Mepanhira.   

Pessoas contactadas pela nossa Reportagem afirmaram que Mecanhelas é um distrito potencial em agricultura e pecuária, pelo que os seus gestores deviam, no mínimo, criar condições para a produção de grandes quantidades de alimentos.

As nossas fontes, que falaram na condição de anonimato, por temer represálias, vão mais longe ao afirmar que o Executivo de Mecanhelas está mais preocupado com intrigas do que propriamente encontrar formas de desenvolver um distrito que, em tempos, foi considerado o celeiro do Niassa, com a produção de arroz a bater recordes.

Confirmando o que tem sido conversa de cafés, Carlos Ostene Áfia Messias, ou simplesmente, régulo Messias, de Chiúta, informou ao domingo que a zona de que é líder comunitário está abraços com algumas bolsas de fome, situação que, segundo ele, é originada pela irregularidade de queda de chuvas. Neste momento, segundo a nossa fonte, uma lata de 20 litros de milho está a ser vendida ao preço de 80 meticais, nesta fase do ano, o que preocupa a população, que acredita que entre Julho e Dezembro, o preço vai dobrar.

Messias é um régulo carismático, muito conhecido pelas suas polémicas atitudes, principalmente no que diz respeito à sua influência na tendência de voto, no distrito. De referir que o partido no poder, a Frelimo, só ganhou em Mecanhelas depois de “fumar o cachimbo da paz” com este senhor, cuja palavra é ordem na sua comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo