Início » MDN confiante no alcance da meta

MDN confiante no alcance da meta

por admin

As autoridades do Ministério da Defesa Nacional estão confiantes que vão alcançar a meta para o Recenseamento Militar Obrigatório em curso no país desde Janeiro último.

Volvidos 30 dias, o processo abrangeu cerca de 92 mil jovens dos 170 mil previstos; destes63 mil são do sexo masculino e 28 mil do sexo feminino, o que corresponde a 53 por cento, a nível nacional.

Edgar Cossa, director Nacional dos Recursos Humanos no Ministério da Defesa Nacional disse que em todos centros de recenseamento têm se registado enchentes facto que demonstra o comprometimento dos cidadãos abrangidos pelo processo.

Recorde-se que o processo é dirigido aos cidadãos que completam 18 anos ou aos que não tiveram oportunidade de recensear em ocasiões anteriores, desde que a idade não seja superior a 35 anos.

No ano transacto, dos 170 mil previstos o processo abrangeu pouco mais de 200 mil jovens.
Segundo Edgar Cossa, neste momento a cidade de Maputo é aquela que tem melhores resultados, enquanto a província de Cabo Delgado aparece com menores indicadores.

A Cidade de Maputo supera todas províncias nos resultados percentuais provinciais tendo atingido 56 % do total de 10698 jovens de ambos os sexos.

Portanto, apesar das calamidades naturais que fustigam o país em particular na Zona Centro do país, concretamente na província da Zambézia, o recenseamento militar está a decorrer sem sobressaltos.

Cossa lembrou ainda que os jovens tem a obrigatoriedade de se recensear pois, este é o passaporte com visto para tratarem qualquer assunto público, incluindo a realização de matriculas nas Instituições do Ensino Superior do país.

De referir que o censo populacional de 2007 estimaque cerca de 534 mil e 974 dos recenseados eram jovens de ambos os sexos, que, até ao próximo mês de Agosto, vão completar 18 anos. O facto mostra, a partida, que a meta do Ministério está muito abaixo dos efectivos existentes no país.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana