Nacional

Maxixe em festa na rota do desenvolvimento

O quadragésimo aniversário da elevação da Maxixe à categoria de cidade, que hoje se comemora, traduz-se em muitas realizações com destaque para o alargamento das redes de abastecimento de água, 

energia eléctrica, unidades sanitárias e abertura das vias de acesso.

Hoje, nenhuma criança estuda debaixo de árvore, muito menos sentada no chão, mercê da construçào de novas salas de aula e abertura de novos estabelecimentos de ensino.

São sete novas escolas construídas nos últimos catorze anos de autarcização e mais de cem salas de aula.

Quanto às fontes de abastecimento de água, são mais de setenta para além de sistemas solares para o fornecimento de energia edificadas nos bairros daquela autarquia.

Foram, igualmente, construídas na cidade da Maxixe, onze unidades sanitárias, o que significa que os cuidados de saúde estão cada vez mais próximo dos munícipes.

Ao revelar estes dados, o Presidente do Municipio da Maxixe destacou a abertura de novas ruas nos bairros da autarquia.

Contudo, Narciso Pedro reconhece haver ainda muito trabalho por realizar mas diz se sentir rigozijado por se ter conseguido concretizar vários projectos tendentes à melhoria das condições de vida dos munícipes.

Entretanto, o surgimento de uma cidade considerada satélite – o bairro de expansão, é outra satisfação dos órgãos municipais na cidade da Maxixe.

“No bairro da expansão estão a surgir arranha-céus, casas aerosas, fruto do empenho não só das autoridades, mas também dos próprios munícipes”, indicou Narciso Pedro.

Em conversa com alguns munícipes, ficamos a saber que estes reconhecem o trabalho realizado pela edilidade, sobretudo no que diz respeito aos arruamentos, construção de salas de aula e unidades sanitárias.

No entanto, Júlia João pede às autoridades municipais que reflictam profundamente sobre a estrada Mademo- Chicuque, uma via de vital importância para a circulação de pessoas e bens.

Arnaldo Mando, residente em Chambone 2, outro bairro da cidade da Maxixe, refere que a sua preocupação reside na ocupação de passeios por vendedores ambulantes, para além do deficiente meio de saneamento.

Já o cidadão João Manuel, aponta para as construções desordenadas junto da orla marítima como um dos fracassos dos órgãos municipais na cidade da Maxixe.

Outra preocupação deste munícipe relaciona-se com a falta de espaços para estacionamento, pois a maior parte dos lugares tem, curiosamente, sinais de probição.

A falta de uma marginal e de locais de diversão são outros problemas levantados por este entrevistado que, entretanto destaca os jardins implantados como uma mais valia pois ‘emprestam uma nova face a cidade da Maxixe’.

Refira-se que ao longo das últimas duas semanas foram inauguradas várias infra-estrutruras sociais com destaque para mercados e sanitários públicos no quadro das celebrações do quadragésimo aniversário da cidade da Maxixe que hoje se comemora.

Várias actividades estão programadas para as celebrações do dia da cidade da Maxixe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo