Início » Matriculas decorrem sem sobressaltos

Matriculas decorrem sem sobressaltos

Por admin

O processo de matrículas que iniciou na passada quarta-feira em todo país com o término marcado para o próximo dia 11 de Janeiro está a decorrer sem sobressaltos na província central 

de Manica.

 

À semelhança das outras províncias, nesta parcela do país também foram estabelecidas metas. Serão matriculados 183 mil alunos dos novos ingressos nos diferentes subsistemas de ensino.

Deste número, 7.520 serão inscritos  na 11ª classe distribuídos pelos cursos diurno e nocturno, 19.360, na 8ª classe, 34.810 na 6ª classe, enquanto que  a 1ª classe deverá comportar 86.820. Na Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) deverão ingressar 34.085 discentes.

Para o ensino técnico profissional prevê-se que sejam matriculados 310 para o curso diurno e 1.070 para o nocturno e para formação de professores serão inscritos  250 alunos.

Mesmo com esta disponibilidade, a procura de vagas é maior visto que depois de muitas reprovações nos exames da primeira época, edição 2012, na segunda o cenário foi diferente, pois houveram muitas aprovações.  

Para reportar o decorrer das matrículas na cidade de Chimoio, em particular, e na província, em geral, a nossa reportagem escalou algumas escolas e conversou com pais e encarregados de educação. Os nossos entrevistados não esconderam a sua satisfação pelos níveis de organização observados, principalmente nas maiores unidades escolares da cidade.

As direcções de cada escola, para além de outros detalhes, instituíram comissões de matriculas que na medida do possível procuram resolver as preocupações dos cidadãos. Ermelinda Augusto Zandamela é uma das encarregadas de educação abordada pelo nosso jornal na Escola Secundária da Vila Nova. A conversa  decorreu depois de ela ter matriculado os seus dois filhos que no presente ano vão frequentar a 8ª e 11ª classes.

Disse estar feliz porque logo no primeiro dia das matrículas conseguiu resolver o problema dos seus educandos. Contou que chegou muito cedo à escola, porque pensou que encontraria longas bichas e muita complexidade.

 Mas pelo contrário, “tive a sorte, porque o processo foi muito rápido. Consegui matricular os meus filhos e agora só espero pelo dia do arranque das aulas. Já tenho tudo preparado”, disse o nosso entrevistado que reconheceu haver flexibilidade por parte dos funcionários destacados para o processo das matrículas.

Na ocasião, Ermelinda Zandamela deixou um apelo para os pais e encarregados de educação no sentido de não deixarem as matrículas dos seus educandos para o último dia, porque as vagas poderão esgotar ou por outras razões não conseguirem lugar para os seus filhos.

“Apelo aos pais e encarregados de educação para irem cedo às matriculas, porque deixando para último dia pode tornar-se complicado. É sempre seguro antecipar, quando podemos. No último dia, podemos encontrar enormes bichas, porque é o momento onde todos correm atrás do tempo”, disse Zandamela.

Quem também mostrou-se satisfeito com o processo foi o cidadão Nazário Faustino, pais de quatro filhos. Este referiu que as suas crianças têm espaço garantido, porque são alunos internos, com a excepção do  mais velho que transitou para a 11ª classe. Mesmo assim, na passada quinta-feira conseguiu inscrever o seu educando na Escola Secundária Samora Moisés Machel, um dos maiores estabelecimentos de ensino da província.

 “Este ano as coisas são outras. Tudo mudou para o bom. Veja que cheguei aqui quando eram aproximadamente 9 horas e agora que são 11 horas consegui inscrever o meu filho. No passado andávamos durante semanas à procura de lugar para uma criança”, disse Faustino.

O que está a contribuir na simplificação do processo é a organização das escolas donde saem os alunos do novo ingresso. O envio atempado das listas para as escolas por forma a assegurar o controlo e integração dos estudantes contribuí para a rapidez do processo. Para este ano, o sector de Educação e Cultura vai recrutar 574 novos professores para diversos níveis de ensino: 393 serão de N4, 46 de N3, 45 de N2 e 90 de N1. Para o efeito, segundo apurámos, já há cabimento orçamental no valor de cerca de 73.5 milhões de meticais. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana