O Conselho Municipal da Matola está a intensificar a implementação de medidas de prevenção das inundações previstas para a próxima época chuvosa. Das acções em curso apontam-se a desobstrução dos caminhos de água e a reavaliação da remoção de edifícios em zonas de risco.
O objectivo é minimizar os impactos das chuvas, através da limpeza de caminhos de água, garantido a integridade das bacias hidrográficas e dos leitos dos rios.
Para o efeito, várias equipas trabalham nos bairros para avaliar a possibilidade de remoção de edifícios construídos em bacias de retenção. O edil da Matola, Júlio Parruque, disse que numa primeira fase pretende-se fazer uma abordagem interpessoal com os proprietários das residências que estão no caminho natural da água. Esclareceu que a medida não visa hostilizar, mas prevenir danos maiores n período chuvoso, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.
“Estamos a projectar uma abordagem sobre os edifícios mais robustos, porque não queremos que a intervenção seja mal entendida, muito menos ofenda a quem construiu, porque teve um direito Leia mais…

