O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, defendeu que uma estrada não é apenas asfalto, mas também é uma ponte para o futuro, um caminho que leva uma mãe ao hospital, criança à escola, jovem ao seu primeiro emprego.
João Matlombe falava hoje, na Matola, momentos depois da entrega da obra de Estrada que liga Khongolote-Molumbela, no âmbito do Projecto de Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Maputo – Projecto Move Maputo.
”Com um investimento de cerca de 278 milhões de meticais, a estrada inclui três camadas estruturais, drenagem de águas pluviais, aquedutos, sinalização, lombas, passeios em pavê, iluminação pública e uma baía segura para peões”, explicou o governante.
Segundo Matlombe, antes da intervenção, a via era sinónimo de sofrimento: erosão, insegurança, escuridão, inacessibilidade. “Hoje, ela é símbolo de progresso. Vai melhorar a circulação, reduzir riscos de inundações, facilitar o transporte público e aumentar a segurança dos peões, sobretudo à noite”.
Referiu, igualmente, que outras vias estão em fase avançada de construção, como a de Mathlemele/Nwamatibjwana e a Intaka/Boquisso, que irão integrar o futuro sistema BRT, um transporte público mais rápido, seguro e eficiente para a área Metropolitana de Maputo.
“O Governo está atento e está determinado a continuar a investir em soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas. Mas para que estas conquistas perdurem, precisamos de todos. Apelamos ao vosso sentido de cidadania: cuidem desta estrada, respeitem a sinalização, utilizem-na com responsabilidade”, finalizou.

