Nacional

Matola compra novos autocarros

O Município da Matola, província de Maputo, passará a contar a partir da próxima semana com dez novos autocarros para o serviço de transporte de passageiros dos diferentes bairros daquela autarquia, cidade de Maputo, Boane, entre outras zonas.

Cada autocarro tem capacidade para transportar 55 passageiros sentados, para além de um número não especificado em pé. Os mesmos fazem parte do terceiro lote de autocarros que o município adquiriu no ano passado, no quadro dum concurso público lançado para o efeito.

A aquisição dos autocarros está inserida no programa definido pela edilidade com vista a reduzir a falta de transporte na Matola, assim como noutros pontos da província.

A direcção da Empresa Municipal de Transporte Público da Matola espera alocar os autocarros em rotas que actualmente são exploradas pela sua congénere de Maputo, nomeadamente, Liberdade, T3, Malhampsene, Machava Socimol, Patrice Lumumba, entre outras zonas daquela autarquia.

Pretendem ainda reforçar o número de autocarros nas rotas de maior procura, para além de estender os serviços para a vila municipal de Namaacha e para Ressano Garcia.

Actualmente, a Empresa Municipal de Transporte Público da Matola cobre alguns bairros do município de sua tutela, assim como Boane, Mafuiane e Massaca.

As autoridades daquela empresa estão satisfeitas, uma vez que já conseguem levar os utentes dos serviços, sobretudo residentes da Matola para os seus destinos, facto que não se verificava num passado recente. Nessa altura, os munícipes dependiam dos autocarros dos TPM ou serviços privados.

Mesmo assim há um sentimento de que ainda falta muito por fazer para satisfazer a demanda. O administrador daquela empresa, Eliado Mussengue, disse ao domingo que está no plano da transportadora a introdução do serviço de táxi, mas para tal será necessário ter carros adaptados.

“O serviço de táxi está no nosso plano, mas neste momento a nossa preocupação está em aumentar o número de autocarros para garantir o transporte de passageiros, garantir a manutenção permanente dos nossos autocarros e a contínua capacitação dos funcionários”,disse.

Em relação à formação dos funcionários, indicou que foi adquirido um autocarro que, para além de transportar o pessoal, é usado para a reciclagem dos condutores.

De referir que com a aquisição dos novos autocarros, a frota daquela empresa passará para 28 unidades em circulação.

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo