Artes & Letras

Lareira conquista primeiro lugar no festival em Brasil

O grupo teatral Lareira conquistou recentemente o primeiro lugar no Festlip – Festival de Teatro da Língua Portuguesa, decorrido no Rio De Janeiro, em Brasil.

O festival que vai na quinta edição promove intercâmbio teatral entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Para além das actuações, a agenda do festival  inclui  debates, exposição de fotografias, shows, mostra de gastronomia.

Coordenado pelo encenador Eliot Allex, o grupo Lareira teve a responsabilidade de abrir o festival, actuando primeiro. Entretanto, recorreu ao plano B, em virtude de as suas malas terem sido violadas e retirada parte do material a usar em palco para o cenário.

 

Os actores Diaz Santana, Sérgio Mabombo, Elliot Alex e a Lucrécia, foram unânimes ao afirmarem que o prémio justifica o grande esforço empreendido há meses. Disseram igualmente que o título, faz do grupo, especial, pelo facto de estarem a representar Moçambique com muito orgulho numa competição disputada pelos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa participantes ao evento.

“Regressamos felizes e entraremos no nosso país,  pela porta grande…”-disseram em coro e muito emocionados.

Tânia Pires, promotora do evento, confessou que a premiação do grupo Lareira foi justa e agora cabe ao grupo manter o profissionalismo e a dinâmica nas acções para que continue sendo apreciado a nível da CPLP.

Entretanto, Rosa Langa, jornalista e escritora, passeou a sua classe em duas palestras numa das quais na companhia de Romualdo Johann – adido económico, turístico e cultural em serviço na Embaixada de Moçambique em Brasília.     

Numa outra perspectiva, a co-autora Leonor Domingos, na companhia da jornalista Rosa Langa, juntas apresentaram publicamente a sua mais recente obra “violência doméstica em Moçambique -depoimentos das vitimas”, na cidade da Barra Mansa (130 km da cidade do Rio de Janeiro) e mais tarde na Universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo