Início » Maputo – Katembe dia 9 de Novembro

Maputo – Katembe dia 9 de Novembro

Por admin

A Travessia Katembe – Maputo, que este ano acontece no sentido inverso, realiza-se a 9 de Novembro, na Baía de Maputo, segundo o plano da Associação de Natação de Cidade Maputo (ANCM).

A inversão da “marcha” marítima tradicionalmente feita no sentido Katembe – Maputo para Maputo – Katembe visa proporcionar os residentes do distrito municipal de Maputo um maior envolvimento nas festividades do 126º aniversário da cidade Maputo. Desse modo, a festa que anualmente envolve esta prova, vai ter lugar no Restaurante Diogo, meta dos que se fizerem ao mar concorrendo para os prémios que vão de mil dólares pelo primeiro lugar, setecentos e cinquenta pelo segundo e quinhentos pelo terceiro, em federados masculinos e femininos (incluindo estrangeiros) e em Masters (antigos nadadores com idade superior a 25 anos, entre nacionais e estrangeiros), também em ambos sexos.

As três últimas edições foram dominadas pelos moçambicanos Valdo Lourenço, que venceu com o tempo de 38 minutos e 22 segundos, em 2010; 54 minutos, 31 segundos e 36 décimos, em 2011; e 41 minutos, 6 segundos e 6 décimos, em 2012.

A Raquel Lourenço, irmã de Valdo, foi vencedora das edições de 2011, 51 minutos, 47 segundos e 35 décimos;  e 2012, com o tempo de 43 minutos, 42 segundos e 23 décimos; Jéssica Stagno reinou até 2010, ano em que venceu a prova com o tempo 44 minutos e 11 segundos.

As inscrições para esta edição iniciaram a 1 de Outubro e terminam a 5 de Novembro, mediante o pagamento de 250 meticais. A inscrição no dia da prova custará 500 meticais. Todos deverão apresentar termo de responsabilidade, cujo modelo poderá ser obtido na sede da ANCM, no Restaurante Diogo, na Escola Náutica e na Associação dos Pescadores da katembe.

A ANCM conta com apoios institucionais do Conselho Municipal de Maputo, da Associação dos Pescadores da Katembe, Marinha de Guerra (Capitania do Porto), Cooperação Militar Portuguesa, INAMAR, Vereação da Katembe, Maputo Sul, Fuzileiros Navais, ISCN, Petromoc – Sasol, Clube Naval, Mapapai, Restaurante Diogo, Net SOS, Hospital Central de Maputo, Serviço Nacional de Bombeiros, Polícia da Republica de Moçambique e G4S.

A prova inicia pelas 10:30 horas, na Doca da Escola Náutica. Terá a duração de uma hora, numa distância de uma milha náutica. Haverá tolerância de 15 minutos. Depois haverá recolha forçada.

A prova está orçada em 1.361. 175,00Mts (um milhão, trezentos sessenta e um mil, cento setenta e cinco meticais). 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana