Nacional

Maputo e Matola voltam a ter água potável

Armando Machai

armandomachai@yahoo.com.br

Residentes dos bairros da cidade e província de Maputo voltam a ter água potável a partir desta semana, garantiu Gildo Timóteo, director de Produção e Distribuição em Alta, da Direcção Nacional de Águas (DNA).

A falta de água potável nestas cidades foi causada pela danificação de infra-estruturas e tubagens que transportam o precioso líquido, ocorrida desde as chuvas que fustigaram a região sul de Moçambique nas últimas duas semanas de Dezembro do ano passado.

Tivemos evento fora do comum que são as chuvas das duas últimas semanas do ano passado que danificaram a maioria das infra-estruturas que transportam água potável para a grande parte das zonas periféricas e isso restringiu a produção e o fornecimento normal de água”, disseGildo Timóteo.

Numa ronda por alguns bairros da cidade de Maputo, domingo constatou que aerosão causada pelas águas pluviais deixou tubagens desnudadas ou danificadas, dificultando e até impossibilitando que os citadinos desta urbe tivesse acesso a este precioso líquido.

O director de Produção e Distribuição vai ainda mais longe, afirmando que a danificação de tubagens que transportam água para os consumidores não é o factor principal que causou a turvação e a restrição no fornecimento de água. “Recebemos água do rio Umbelúzi  e do seu afluente, o rio Movene e, devido às últimas chuvas, este último transbordou e ficou lamacento. Precisava ser limpo. Porém, para limpar lama é preciso gastar água, daí resultou a diminuição da quantidade normal de distribuição de água e escassez”, explicou. 

Ainda de acordo com o nosso interlocutor, a água sai turva porque durante o processo de limpeza da lama, os filtros não ficam completamente limpos.

Neste momento, a Direcção Nacional de Águas (DNA) está a fazer a reposição das tubagens danificadas e a limpar a lama no rio Movene, de forma a aumentar os níveis de produção e distribuição de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo