Início » Maleiane dirige FIDA por inerência de funções

Maleiane dirige FIDA por inerência de funções

Por admin

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane foi recentemente designado governador do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA), uma instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas.

Esta notícia foi publicada em primeira mão pelo nosso jornal, sob o título “Adriano Maleiane designado governador do FIDA”, no qual se acrescia que Maleiane assume o cargo em substituição de Aiuba Cuereneia. Porém, alguns jornalistas de diferentes órgãos de informação interpelaram o ministro questionando-o se vai abandonar o cargo governamental.  

O Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, por inerência de funções, é governador deste importante organismo internacional, não havendo, portanto, espaço para o abandono do cargo de ministro que assumiu recentemente.

O FIDA é um organismo cujo objectivo principal é providenciar financiamento directo e mobilizar recursos adicionais, em termos concessionais, para desenvolvimento da agricultura nos países membros em desenvolvimento, através de financiamento para projectos e programas específicos, desenhados para introduzir, expandir e melhorar sistemas de produção alimentar, bem como fortificar as politicas e instituições dentro do quadro de prioridades e estratégias nacionais.

Para o caso de Moçambique, o FIDA opera em parceria e em programas do governo desde 1983, inserido no sistema nacional que responde às necessidades, prioridades e constrangimentos identificados pelas comunidades nas zonas rurais.

O Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, por inerência de funções, é governador deste importante organismo internacional, não havendo, portanto, espaço para especulações em termos de sua integração na estrutura do Governo moçambicano.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana