Nacional

Malária mata vinte pessoas

Vinte pessoas morreram vítima da malária, de um total de 178.411 casos registados no primeiro trimestre deste ano na província central de Manica. Estes números representam um crescimento na ordem de cinco óbitos quando comparados com igual período do ano passado, quando perderam a vida 15 pessoas devido a mesma doença.

Os distritos de Manica, Gondola e cidade de Chimoio são os que mais diagnosticaram a doença, segundo deu a conhecer ao nosso jornal, Firmino Vidade Jaqueta, médico – chefe provincial de Manica.

Firmino Jaqueta disse que os três distritos apresentam números elevados de pacientes em quase todos anos, o que leva a perceber que há fraco saneamento do meio e fraca utilização da rede mosquiteira por parte de algumas famílias.  

Referiu que para mitigar o problema, o sector de saúde tem levado a cabo campanhas de sensibilização às comunidades sobre boas práticas e, ao mesmo tempo, tem distribuído redes mosquiteiras à população, sobretudo mulheres grávidas durante as consultas pré-natais.

As palestras decorrem em locais de maior aglomerado populacional, principalmente nos terminais de transportes de passageiros, mercados e estabelecimentos de ensino. Este trabalho inclui a utilização de spots radiofónicos para persuadir a população a mudar de comportamento para uma vida sadia.

No ano passado, o processo de distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticidas ocorreu nos distritos de Manica, Macate, Vanduzi e Gondola. Este ano, segundo a nossa fonte, o processo abrangerá os distritos de Machaze, Mossurize, Sussundenga, Báruè e cidade de Chimoio.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo