Editorial

Um teste à confiança dos investidores

O lançamento, semana passada, do sexto concurso internacional para a concessão de áreas de pesquisa de petróleo e gás em Moçambique é um verdadeiro barómetro para avaliar os níveis de confiança que o investidor tem em relação à economia e Estado moçambicanos.

Com esta iniciativa pretende-se atrair investidores nacionais e estrangeiros interessados para, no prazo de dez meses, submeterem os documentos de pré-qualificação. Estão em causa 16 novos blocos para pesquisa e produção, distribuídos por 4 áreas, todas em “offshore”, compreendendo mais de 92 mil quilómetros quadrados, sendo que o apuramento final será divulgado em finais do próximo ano.

A nosso ver, o lançamento deste concurso mostra, acima de tudo, que o Governo moçambicano tem consciência do seu papel na região e no mundo como provedor de energia limpa, particularmente quando o assunto é gás natural, integrando-o na lista das fontes energéticas de transição, até porque os investidores garantem que é possível, com tecnologia e ferramentas apropriadas, fazer com que a sua exploração prejudique menos o meio ambiente. Leia mais…

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo