Nacional

Mais trabalhadores aderem ao sistema

Não obstante a situação calamitosa em que a Província da Zambézia se encontra, a Delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) viu crescer o número de trabalhadores inscritos no seu sistema electrónico, durante a segunda semana do ano que acaba de iniciar, ampliando assim a rede de beneficiários, incluindo de contribuintes, tendo em vista o futuro social dos trabalhadores, segundo insta a Lei de Protecção Social.

Os inscritos foram directamente para o banco electrónico do sistema, que está a ser constituído no âmbito da implementação do Serviço de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), resultante do projecto de informatização e modernização geral do INSS, em curso em todo o país.

Com efeito, 44 novos trabalhadores (beneficiários) foram inscritos durante o período em referência, provenientes de 11 empresas (contribuintes), de diversas áreas de actividade naquele ponto do centro de Moçambique.

Em termos acumulativos, o INSS na Província da Zambézia, e face a estas novas entradas, passou a contar 47.848 beneficiários registados no SISSMO, enquanto os contribuintes alcançaram a cifra de 4.862.

 O número de trabalhadores inscritos no sistema nacional de segurança social tem vindo a crescer de forma considerável, em resultado das palestras que a instituição tem estado a levar a cabo, junto dos empregadores e dos trabalhadores, durante as quais é sublinhada a importância de inscreverem-se no sistema, tendo em conta os benefícios, presentes e futuros, oferecidos pelo INSS.

Actualmente,  à escala nacional, o INSS paga um total de 10 Prestações, a saber: Subsídios de invalidez; de funeral; de internamento hospitalar e de maternidade; de doença; por morte;  e pensões de abonos por velhice; de sobrevivência e abonos de velhice e de sobrevivência.

O destaque na entrada de novos beneficiários no sistema na Zambézia, durante a semana passada, vai para empresas de Mocuba (com 13 trabalhadores inscritos), Quelimane (15), Milange (5), Alto Molocué (4), Nicoadala (3), Inhassunge, Morrumbala, Namacurra e Gurué, com  1 trabalhador cada.

Em relação ao mercado de emprego, Zambézia colocou um total de 23 candidatos a emprego, dos quais 9 foram através de colocações do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), enquanto os outros 14 conseguiram as vagas através de admissões directas nas empresas.

Outros candidatos a emprego e auto-emprego estão, presentemente, a frequentar cursos profissionalizantes no Centro de Formação Profissional de Quelimane, nas especialidades de secretariado executivo, refrigeração, electricidade instaladora, pedreiro de construção civil, pintura de construção civil, canalização, mecânica, contabilidade, corte e costu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo