Quinhentas e setenta e seis casas, das 716 da vila de Cateme, no distrito de Moatize, foram já reabilitadas pela Vale Moçambique, sob a supervisão da Direcção Provincial das Obras Públicas e
Habitação de Tete.
Altiberto Brandão, Director de Operações da Vale em Tete, mostrou-se satisfeito com o desfecho e referiu que “só temos a agradecer a todas as famílias pela cooperação que tornou possível este grau de execução das obras”.
Em conversa com o domingo uma das beneficiárias, Suzana Luizi, casada e mãe de 4 filhos declarou que recebeu de volta a sua casa, após aguardar pelo fim das obras executadas pela CETA, empresa contratada pela Vale para esta empreitada. “Eles melhoraram o chão e substituíram uma das portas da minha casa que não funcionava bem”, disse.
Em 2012, a Vale deu início a correcções às estruturas habitacionais das comunidades reassentadas em Cateme e 25 de Setembro, que consistia na reabilitação de casas danificadas ou com defeitos de construção; a reconstrução de pavimentos nas habitações; a substituição das chapas de cobertura danificadas; a substituição de toda caixilharia atacada por térmites e a reparação da instalação eléctrica das casas.
Ainda como parte do programa de incremento de infra-estruturas e serviços de electricidade, acordado entre a Vale e o Governo de Moçambique em Memorando assinado, foi realizado um aumento na rede de distribuição por todas as ruas da povoação de Cateme, incluindo a facilitação da ligação entre as residências.
Foi também concluída a reabilitação do sistema de abastecimento de água existente em Cateme e 25 de Setembro, reavaliando-se os equipamentos e condicionando-os para pleno funcionamento.
Obras iniciam
no Bairro 25 de Setembro
Arrancou no mês passado o processo de reabilitação das casas no Bairro 25 de Setembro, na Vila de Moatize, encontrando-se em recuperação 39 de um total de 289 .
Ainda em fase inicial de reabilitação, a Vale apela ao diálogo e à colaboração das famílias do Bairro 25 de Setembro para que o processo de reabilitação siga para um bom termo pela empresa CETA, a exemplo do acontecido em Cateme.