Início » Mais casas consomem gás natural em Maputo

Mais casas consomem gás natural em Maputo

Por echangule

Pelo menos 150 novas ligações domésticas de gás natural estarão concluídas até finais de Novembro, este ano, nos bairros 25 de Julho e Coop, na cidade de Maputo.

Conforme soube hoje a Reportagem do domingo, neste momento decorre a conexão dos canos de alimentação ao gasoduto principal, processo que deve estar concluído dentro em breve.

Todos os encargos da instalação são repassadas à Empresa ENH Kogás, ficando sob responsabilidade dos beneficiários os encargos atinentes à taxa de ligação ou contrato, no valor de cinco mil Meticais.

Estão também sob a responsabilidade da ENH Kogás os custos de conversão de electrodomésticos para passarem a usar gás natural.

Refira-se que estas ligações estão inseridas no âmbito de um projecto de massificação do uso de gás natural extraído dos jazigos de Pande-Temane, na província de Inhambane e que está a ser implementado pelo Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e a ENH Kogas.

Até ao momento, outras 100 casas são abastecidas de gás natural no bairro de Aeroporto, na capital do país.

O objectivo é de diversificar a matriz energética através da alocação do gás produzido em Moçambique para os moçambicanos”, disse Moisés Paulino, director nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis no MIREME, depois de uma visita de trabalho efectuada por uma equipa conjunta com a ENH Kogas e da PRF – Gás de Moçambique LDA.

Na ocasião, a fonte lembrou que o processo iniciou no norte da província de Inhambane onde, actualmente, somam-se cerca de 3 mil ligações nos distritos de Inhassoro e Vilankulo.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana