Início » Mais 100 pessoas recebem subsídios no Niassa

Mais 100 pessoas recebem subsídios no Niassa

Por admin

Mais de 100 pessoas do povoado de Nzizi, distrito de Muembe, em Niassa, vivendo em situação de extrema pobreza, passaram a beneficiar do apoio do Instituto Nacional de Acção Social – Delegação de Lichinga -, depois de, na semana passada, esta instituição governamental ter lançado naquele posto administrativo o programa de subsídio básico e social.

Trata-se de pessoas idosas e portadoras de deficiência em situação de vulnerabilidade, entre as quais 61 de sexo feminino.

Aide Amade Chindocho, um dos beneficiários, disse à nossa Reportagem que a sua integração no programa de apoio vai contribuir para a estabilidade da sua vida financeira e dos seus filhos, nomeadamente no que diz respeito à compra de material escolar, para além de aquisição de alguns produtos tais como óleo de cozinha, sabão, açúcar, entre outros artigos de primeira necessidade.

Enquanto isso, o administrador de Muembe, Eduardo Assane Ali, que presidiu às cerimónias de lançamento do programa, explicou que neste momento apenas pessoas vulneráveis podem receber o apoio do Governo, sendo que os portadores de deficiência, dada a sua condição física, recebem apoio social directo, convertido em géneros alimentícios.

Eduardo Ali anotou ainda que o apoio às pessoas vivendo com pobreza extrema constitui a expressão mais alta do comprometimento do Governo em bem servir o seu povo, prometendo que mais tarde o apoio vai chegar a mais pessoas vulneráveis, sem qualquer limitação. O apoio que hoje recebem deve ser usado para minorar a pobreza e nunca para gastá-lo na compra de bebidas alcoólicas, advertiu aquele dirigente.

Por sua vez, a delegada do INAS, em Lichinga, Hortência Novela, sublinhou que os desafios do Governo são enormes, fazendo ver que ainda existem, no país, mais pessoas que precisam de apoio e não conseguem por indisponibilidade de fundos.

Para além do programa do subsídio social básico, lembrou Novela, está em curso o programa de apoio social directo, que neste momento abrange a 2460 beneficiários que, através do programa serviços sociais da acção social, são atendidos pouco mais de 219 pessoas, considerando a cifra alcançada de satisfatória.

Ainda de acordo com a nossa interlocutora, o programa vai continuar este ano, integrando novos beneficiários, em substituição de beneficiários do subsídio social básico, bem como aos do programa de apoio social directo.

    

  

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana