Início » LIGAÇÃO BAIXA E ZIMPETO: BRT é uma certeza

LIGAÇÃO BAIXA E ZIMPETO: BRT é uma certeza

Por Idnórcio Muchanga

A partir de 2024, o sistema rápido de transporte, denominado BRT, vai estar operacional, através de uma linha que liga a baixa e o bairro do Zimpeto, na entrada da cidade de Maputo, após o Governo e o Banco Mundial acordarem, quarta-feira passada, o investimento de 250 milhões de dólares americanos para a implementação do ambicioso projecto que vai revolucionar as condições de mobilidade na capital.

O serviço público de transporte vai implicar o estabelecimento de paragens adequadas – nas quais os passageiros poderão adquirir o bilhete de acesso aos autocarros – e uma via única de circulação para cerca de 120 autocarros.

Contrariamente ao projecto inicialmente traçado, a nova linha vai estender-se da Praça dos Trabalhadores, passando pelas avenidas Guerra Popular, Acordos de Lusaka, FPLM, Julius Nyerere, Praça da Juventude, seguir até Missão Roque, na Avenida de Moçambique. Não vai contemplar a Avenida de Moçambique, entre Missão Roque e o nó da Estrada Nacional Número 4, mais concretamente na antiga Brigada Montada.

O único ramal que está integrado no projecto anteriormente divulgado compreende o troço entre a rotunda da Missão Roque e o terminal do Zimpeto. Para facilitar o acesso aos moradores do município da Matola, será melhorado um conjunto de estradas para alimentar a linha dos autocarros do BRT. Com efeito, a Avenida 4 de Outubro, entre Zona Verde e George Dimitrov, as estradas Khongolote-Mulombela, Intaka 2-Mafurreira no Zimpeto e Drive In-Intaka beneficiarão de melhoramentos. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana