O linguista Leonel Magaia orientou, hoje, na Redacção do jornal Notícias, uma palestra subordinada ao tema “Imprensa, Poder e Identidade: O Papel do Jornal Notícias na Formação da Consciência Moçambicana”, na qual destacou as diversas transformações ideológicas e políticas desde o período colonial, assumindo-se como instrumento de consciencialização e reforço da memória histórica dos moçambicanos.
Afirmou que o jornal teve o papel de veicular a informação reproduzindo ideias civilizadoras e depois da Independência Nacional a ideia de pertença.
Sublinha que após a Independência o “Notícias” introduziu novos vocábulos, criando novas referências e heróis nacionais, passando a promover a construção de uma identidade nacional, integrando a diversidade e o sentido de pertença colectiva, “reforçando a memória histórica de um povo”, defendeu.
No contexto contemporâneo, Magaia afirmou haver desafios e relevância na sociedade de informação. A palestra insere-se nas actividades de celebração dos 100 anos do jornal Notícias, em Abril próximo.

