Início » Lançadas comemorações do Dia da Alfabetização

Lançadas comemorações do Dia da Alfabetização

por echangule

A esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, convida a todos com idade igual ou superior a 15 anos, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, a se inscreverem nos centros de alfabetização tutelados pelas escolas das suas comunidades, ou ainda, junto da família com os filhos, amigos e vizinhos, para aprenderem a ler, escrever e calcular.
Os interessados poderão também participar em cursos de curta duração como corte e costura, carpintaria e outros para o auto-emprego a fim de melhorar as suas vidas, das suas famílias e das comunidades e assim desenvolvermos do país.
O apelo está contido numa mensagem divulgada hoje pela esposa do Presidente da República, por ocasião do lançamento da semana das comemorações do Dia Internacional de Alfabetização, que se celebra a 8 de Setembro.
A data foi instituída pelo Congresso Mundial dos Ministros de Educação, sobre a Erradicação do Analfabetismo, realizado em Teerão, a 8 e 9 de Setembro de 1965. Foi nesse encontro que ficou aprovado que o dia 8 de Setembro fosse proclamado Dia Internacional de Alfabetização e comemorado por todos os países do mundo, a partir de 1966. Moçambique passou a celebrar esta efeméride em 1975.
Em Moçambique a data se comemora sob o lema “Transformando os espaços de aprendizagem da alfabetização” cuja pretensão é reconhecer o contributo dos espaços onde ocorre a aprendizagem como um referencial que promove a troca de saberes, constrói-se o conhecimento, propõe-se desafios cognitivos que permitem o desenvolvimento de potencialidades do individuo (Humano) em todas as esferas (culturais, sociais e económicas).

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana