Nacional

Lágrimas de alegria-afirma Paulina Chiziane

Não tenho palavras por ser tão feliz. Os africanos estão habituados a coisas dolorosas e quando acontecem coisas boas ficamos sem palavras. Foi com essas palavras que a escritora moçambicana Paulina Chiziane manifestou a sua satisfação, ontem, quinta-feira, em Maputo, durante a sua homenagem por ocasião do seu 60.º aniversário natalício e 25 anos de carreira.

Chiziane na ocasião disse que “conheço grandes artistas que não viveram suficiente para sentirem a alegria de serem homenageados pelo seu povo”.

Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo referiu que “Paulina Chiziane é uma das figuras mais importantes das artes e cultura de Moçambique. Ela é uma criadora especial que queremos que continue a costurar através da sua escrita. Que continue a levar-nos à essa viagem de regresso às raízes. O Governo de Moçambique encoraja este tipo de iniciativas, especialmente por estas celebrações dos  40 anos da nossa Independência”.

A escritora moçambicana Paulina Chiziane nasceu a 4 de Junho de 1955, em Manjacaze, província de Gaza, e cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo, onde fez os seus estudos. Frequentou o curso de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane sem ter, porém, concluído. Iniciou a sua actividade literária em 1984.

Com o seu primeiro livro, Balada de Amor ao Vento, editado pela autora em 1990, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Ventos do Apocalipse (1993), O Sétimo Juramento (2000) e Niketche: Uma História de Poligamia (2002), O Alegre Canto da Perdiz(2008) são romances da autora.

Ganhou, em parceria com Mia Couto, o prestigiado prémio José Craveirinha pelo livro “Niketche”. A autora tem livros publicados em Moçambique, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos, Cuba e Brasil.

Texto de Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Editado por Bento Venâncio 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo