Início » KaNyaka celebra elevação à categoria de distrito municipal

KaNyaka celebra elevação à categoria de distrito municipal

Por Idnórcio Muchanga

KaNyaka celebrou há dias 22 anos da sua elevação à categoria de distrito municipal. O evento, que teve lugar na Praça Principal de Ribjwene, foi coroado com a realização de várias actividades culturais, disseminação de palestras sobre a preservação do meio ambiente pela Estação de Bióloga Marítima, Palestra sobre a Poliomielite pelo Centro de Saúde de Inhaca, importância da contribuição fiscal pela delegação do INSS, assim como contou com a apresentação de uma peça teatral retratando os desafios na gestão da reserva e na interacção com as comunidades.

Momentos de animação e alegria extasiante foram proporcionados pelas raparigas da Geração Biz, do Mr Kelema (Bawito de KaNyaka), pelos grupos culturais Xissaizana, Nlhuvuko e Ntwananu, recentemente laureados no Festival do Batuque. A exposição de produtos da terra e de mariscos assim como uma palestra por ocasião da celebração do dia da pessoa idosa foram realizadas seguindo-se de uma distribuição de kits de produtos alimentares para cerca de 30 idosos dos 3 bairros de KaNyaka, nomeadamente Ribjwene, Nhaquene e Ingwane.

Foram acompanhados e saudados efusivamente os discursos do vereador Alexandre Muianga, régulo de KaNyaka, Carlos Sipho Nhaca, e do presidente do Conselho das Igrejas de KaNyaka, André Guambe.

O evento contou com a presença dos líderes comunitários, membros do Conselho Consultivo, assim como de personalidades religiosas, políticas, sociedade civil e da população no geral. Entretanto, para assinalar o Dia da Criança Africana, KaNyaka também engalanou-se.

O campo Chissano foi palco de um dos maiores eventos infantis que o distrito assistiu. Mr Kuka é o nome que mais soou entre os petizes e adultos do distrito. No mercado municipal, foi recebido com cânticos de alegria e muita satisfação, onde foi fazer compras das comidas (frangos, carnes, legumes e temperos) que confeccionou mais tarde convidando para o efeito um grupo de mamanas representando o mosaico da beleza feminina daquela região insular.

O artista plástico Sebastião Coana, lapidado na Escola de Belas Artes da China, concebeu em 2 horas uma obra de arte que poderá consagrar-se como um novo ponto turístico. Houve jogos tradicionais, entre outros.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana