DestaquePolítica

NA CORRIDA ELEITORAL: Paridade de género ainda é utopia

TEXTO DE MARIA DE LURDES COSSA

MALU.COSSA@SNOTICICAS.CO.MZ

Dos 195 cabeças-de-lista dos partidos com assento parlamentar, nomeadamente Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que deverão concorrer nas 65 autarquias do país, no dia 11 de Outubro próximo, apenas 16 são do sexo feminino.

Este dado demonstra que, apesar das mulheres serem a maioria nos partidos políticos e nos cerca de 10 milhões de eleitores, continua a ser-lhes difícil aceder aos espaços de liderança e de tomada de decisão nestas organizações.

O número total de mulheres cabeças-de-lista resulta da soma das sete apostas feitas pelo partido Frelimo, quatro da Renamo e cinco MDM. Para o município da Beira (Sofala), a escolha da Frelimo é Stella Pinto Zeca, em Mocuba Manuela Opincai e Jovial Setina para o município de Homoine.

A Frelimo também elegeu Geraldina Francico para o município de Boane, Helena Bandeira vai concorrer em Mocímboa da Praia, Francelina Nhantumbo em Mandlakazi, e Dalila Ussene em Angoche.

A Renamo escolheu Alcinda da Conceição para cabeça-de- -lista para Boane, Rosa Saeni foi a confiada para o município de Sussundenga, Catarina Salomão para Moatize, e Lúcia Afate vai concorrer por Mossoril.

O partido MDM, que não é representado por nenhuma mulher no parlamento, nesta legislatura, alistou cinco cabeças-de-listas do sexo feminino, sendo duas na província de Gaza, nomeadamente, Lurdes Muchave, para Chibuto, e Clara Mucavele, em Bilene.  Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo