Cerca de 150 jovens naturais da cidade da Beira, actualmente residentes em Chimoio, realizaram uma acção de solidariedade ao Centro Aberto Mensageiro de Deus, localizado no bairro 7 de Abril, através da oferta de 16 fardos de roupas e sapatos destinados a crianças, jovens e idosos acolhidos naquela instituição.
O orfanato assiste a mais de 300 pessoas distribuídas pelos centros de Chianga, UniZambeze e Matarara, que perderam o amparo familiar.
De acordo com o jornalista Moisés Saela, que coordena o grupo, a doação surge no âmbito das celebrações do Dia da Cidade da Beira, assinalado no passado dia 20 do corrente mês, cuja réplica foi feita ontem, na cidade de Chimoio.
Saela sublinhou que “a iniciativa nasceu do espírito de união e solidariedade entre jovens beirenses que vivem há bastante tempo em Chimoio.
Foi graças às contribuições destes jovens que adquirimos estes bens que visam ajudar os nossos irmãos deste centro.
Este gesto serve também para sensibilizar a outros cidadãos a manifestarem solidariedade, pois não precisamos de muito para fazer a diferença”, destacou.
Por sua vez, o Pastor José Madeira, responsável espiritual do centro, manifestou gratidão pela iniciativa, destacando a importância do gesto. “A acção social é bíblica. Nós agradecemos e louvamos esta iniciativa. Estamos felizes porque são jovens da província de Sofala que estão a realizar esta acção aqui em Chimoio. Estas crianças vêm de diversos pontos, cresceram aqui, são órfãs e nós acolhemos e cuidamos” afirmou.
Por sua vez, o representante da Direção Provincial de Género e Acção Social na Província de Manica, João Domingos, disse que “este é um gesto nobre que vale a pena incentivar porque temos várias crianças e idosos em situações de vulnerabilidade que precisam de apoio e não têm o mínimo para comer, por isso convidamos a todos a seguirem o este exemplo”.
O Centro Aberto Mensageiro de Deus aposta principalmente na educação de crianças e jovens desfavorecidos, acreditando que o acesso ao ensino é um dos caminhos mais sólidos para transformar realidades de vulnerabilidade em histórias de superação.