Início » Jovens buscam auto-emprego

Jovens buscam auto-emprego

Por Abibo Selemane

Há cada vez mais jovens a investirem em negócios próprios, mostrando que empreender deixou de ser exclusividade para grandes empresas. A busca por autonomia e inovação tornou-se um movimento crescente, especialmente entre quem deseja transformar ideias em empresas sustentáveis.

É nesse contexto que em 2018 inicia a concretização do sonho de Ussene Fakir, o de abrir uma empresa dedicada ao fornecimento de material de construção na Matola-Rio.

Arrancou com um pequeno estaleiro, em casa, com apenas cem sacos de cimento. Manteve o estabelecimento no local por quatro meses. Não ficou satisfeito com nível de vendas, daí que decidiu se mudar para um lugar estratégico, onde era possível ter mais clientes, ainda na Matola-Rio.

Volvidos sete anos de actividade, já conta com dois estaleiros, por dia chega a vender cerca de dois mil sacos de cimento, mais tantos ferros, entre outros materiais, e garantiu emprego fixo de 19 jovens.

Ussene Fakir faz parte de um grupo de mais de cem jovens da província de Maputo cujos projectos contam com o financiamento e assistência da GAPI, instituição financeira de desenvolvimento. Entusiasmado com os resultados, tem plano de abertura do terceiro estaleiro, bem como abraçar o ramo imobiliário. Para este segundo projecto já tem dois terrenos. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana