Início » Jornalistas recebem palestra sobre doenças cardíacas

Jornalistas recebem palestra sobre doenças cardíacas

Por Idnórcio Muchanga

Albertino Damasceno,  médico cardiologista, deu uma palestra aos jornalistas da Sociedade do Notícias sobre como identificar, prevenir e tratar das doenças cardíacas. Segundo contou, há doenças emergentes como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataques cardíacos e outras.

As doenças cardiovasculares já foram principal causa de morte nos países desenvolvidos. Agora são os  países em vias de desenvolvimentoas maiores vitimas . São doenças crónicas. Há um peso económico enorme dessas doenças ao nível de Ministério da Saúde (MISAU) ”, disse.

Para prevenir este tipo de doenças, segundo Damasceno é preciso ter uma alimentação saudável composta, essencialmente, por frutas, vegetais, carnes brancas e menos carnes vermelhas. “Podemos comer de tudo, mas apostar mais no peixe em relação as carnes, evitar peles de galinha. Não podemos beber desesperadamente como tem acontecido. É preciso fazer exercícios físicos, fumar menos, consumir menos sal, entre outros”.

Damasceno disse durante a palestra que a hipertensão arterial passou, recentemente, de 33 para 39 por centode afectados. A obesidade, a nível de África, é um problema urbano e feminino, que quase duplicou incluindo também as diabetes.Enquanto isso, o consumo de álcool aumentou, principalmente entre os jovens.

O padrão dos exercícios dos moçambicanos é muito bom, nas zonas rurais, por exemplo, caminham mais para as machambas, postos de trabalhos e outros”, acrescentou que “o conselho que deixo é que uma vez por ano é aconselhável a ir medir a tensão. As estatísticas mostram que 4 em cada 10 pessoas são hipertensas. É três vezes mais que o HIV. Ninguém morre de hipertensão, mas sim das doenças dai resultantes”. 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana