Início » Jornais devem adaptar-se às tecnologias de informação

Jornais devem adaptar-se às tecnologias de informação

por Idnórcio Muchanga
  • Américo Muchanga, professor e engenheiro

A sobrevivência dos jornais impressos depende da sua vontade de criar um sistema de convergência de “media”, devendo congregar na sua lista de distribuidores de conteúdos rádio, televisão, infografia, entre outros, palavras do engenheiro e professor Américo Muchanga na sua intervenção como orador no debate subordinado ao tema “A Sobrevivência do Jornal Impresso na Era das Redes Sociais”, no quadro das celebrações dos 40 anos do semanário domingo, que tiveram lugar no dia 23 de Setembro.

Durante o debate, moderado pelo jornalista Belmiro Adamugy, o ex-director geral do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM) destacou que os jornais impressos precisam de tomar a dianteira na inovação, de tal forma que possam responder aos anseios dos consumidores.

Apontou como exemplo algumas empresas de televisão que, ao se aperceberem da agressividade do mercado, começaram a oferecer os seus serviços em formato de foto, texto, infografia e áudio, tornando-se cada vez mais competitivas no mercado.

Para o orador, só agindo desta forma os jornais impressos, de forma geral, e o domingo, em particular, vão poder manter-se no mercado, concorrendo para a aquisição de anúncios publicitários, elemento primordial para a sustentabilidade dos meios de comunicação.

Muchanga recomendou ainda que as empresas de comunicação comecem a pautar por distribuir os seus conteúdos nas redes sociais, por forma a alcançar mais público. Para sustentar os seus pronunciamentos, fez saber que Moçambique conta actualmente com cerca de 16 milhões de subscritores de telefonias móveis, sendo que deste número 6 milhões têm acesso à internet e metade destes são usuários de redes sociais.  Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana