Sociedade

Seleccionar o lixo para melhor manuseio

Um seminário sobre Educação Cívica Ambiental para a Gestão Harmoniosa de Resíduos Sólidos foi o palco usado pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, para reiterar o apelo sobre a necessidade da observância de práticas correctas no manuseio do lixo pelos munícipes.

Com 1 milhão e 100 mil habitantes, a cidade de Maputo produz diariamente cerca de 1.100 toneladas de resíduos sólidos. A capacidade de remoção instalada é de pouco mais de 800 toneladas.

Dados em posse do domingomostram que as contribuições resultantes da Taxa de lixo, que são cobradas por via do consumo da energia eléctrica pela empresa Electricidade de Moçambique (EDM) cobrem apenas 75 por cento dos custos operacionais, havendo, portanto, um défice na ordem de 25 por cento.

Ciente da gravidade que representa o mau manuseio de resíduos sólidos, sobretudo o seu impacto ambiental, o Conselho Municipal tem em marcha um programa de gestão correcta de resíduos sólidos, com envolvimento do sector privado, tendo para o efeito contratado 43 micro-empresas e uns tantos txovas para a zona suburbana.

Entretanto, e para complementar aquela actividade, a edilidade está a efectuar campanhas de educação cívica e ambiental nas escolas primárias para que as crianças, desde cedo, aprendam a preservar o ambiente bem como manusear os resíduos sólidos. No âmbito dessas actividades elas recebem t-shirt, bonés, livros para colorir, entre outro material.

Ao nível dos bairros, a edilidade, em coordenação com as estruturas locais e associações culturais, tem vindo a incentivar uma série de actividades culturais com destaque para o teatro sobre as boas práticas em todos os distritos municipais.

Recolha de lixo

com novo operador

O sistema de recolha de resíduos sólidos na cidade de Maputo conta, a partir deste mês de Outubro, com um novo operador, por sinal um consórcio com experiência neste tipo de actividade.

Trata-se, segundo soubemos do vereador de Salubridade e Cemitérios, Florentino Ferreira, do grupo “Motta Engil/Suma”, que desenvolve o mesmo tipo de actividade em Angola, Portugal e Cabo Verde.

A “Motta Engil/Suma” dedicar-se-á à recolha de resíduos na zona urbana da cidade, enquanto o actual servidor, a “Enviroserve”, irá passar a ocupar-se da remoção na zona suburbana da cidade de Maputo.

Florentino Ferreira disse que está previsto o reforço do número de contentores na cidade de Maputo, havendo uma previsão de alocação, até finais do ano, de um conjunto de 165 novos equipamentos, com 12 metros cúbicos. Prevê ainda a entrada em operacionalidade de nove viaturas destinadas à remoção de contentores de lixo na cidade.

Com entrada dos novos equipamentos, de acordo com Ferreira, estima-se que haverá uma significativa diminuição dos custos operacionais por parte do Conselho Municipal de Maputo.

TODOS PELO LIXO

O entretítulo em epígrafe deverá nortear um “sloogan” que,conjuntamente com as associações, público em geral, Conselho Municipal e as empresas que gerem grandes quantidades de lixo, passarão a abraçar. O princípio é “quem produz lixo, paga”.

Um estudo recentemente divulgado mostrou que há incumprimento no pagamento das taxas de limpeza por parte dos grandes produtores de lixo na cidade de Maputo.

As grandes unidades que fomentam o lixo na urbe, tal como foi referido, produzem em média por dia 25 quilogramas ou 50 litros em termos de volume.

Ambiente no currículo escolar

A Livaningo, uma associação que luta pelas causas da conservação ambiental, defende a necessidade da criação de um amplo grupo de trabalho para se debruçar sobre o problema do meio ambiente na cidade de Maputo.

 “Quando estamos a falar de educação ambiental, temos de ir além do lixo, do saco plástico. Temos que olhar para o problema ambiental como um todo, frisou Reina.

A nossa fonte defendeu também a necessidade da introdução do Ambiente como uma disciplina escolar bem como a necessidade de se desenvolver uma ampla campanha publicitária de educação cívica, ao nível dos meios de comunicação, bem como a colocação de painéis, entre outro tipo de anúncios.

Benjamim Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo