Início » Investidura do Nyusi simboliza democracia multipartidária

Investidura do Nyusi simboliza democracia multipartidária

Por admin

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, na qualidade do presidente da Comissão Inter-ministerial dos Grandes Eventos Nacionais e Internacionais (CIGENI), diz que a investidura do presidente eleito nas eleições de 15 de Outubro, Filipe Jacinto Nyusi, simboliza a grandeza e a irrevisibilidade da democracia multipartidária no país.

Odemiro Baloi falava na sequência de preparativos da tomada de posse do quarto Presidente da República de Moçambique, acto a decorrer depois de amanhã na Praça da Independência.

O programa da cerimónia que iniciará às 8:00 horas com alguns grupos culturais será corporizado por três momentos fundamentais designadamente, a cerimónia solene de investidura, em que Nyusi receberá os símbolos do poder, leitura do acto da investidura, assinatura do termo de posse, antes de se dirigir a Nação.

Quanto aos convidados, o presidente da CIGENI destacou a presença de alguns dignitários dos países da região da SADC e da CPLP, bem como antigos Chefes de Estado e do Governo destes países, assim como representantes de países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 “Os Chefe do Estado que já confirmaram a presença são de Portugal, Lesotho, Tanzânia, Malawi, Namíbia, vice-presidentes de Botswana, e Zimbabwe, Primeiro-ministro da Suazilândia, antigo Chefe do Estado da Zâmbia, Botswana entre outros convidados, disse”.

Entretanto, o presidente da CIGENI mostrou-se optimista quanto a presença de líderes de Partidos que participaram nas eleições presidenciais de Outubro último como forma de engrandecimento da democracia.

Texto de Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Fotos de Carlos Uqueio

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana